Projeto Escola Alerta leva ações de conscientização para estudantes

Atividade aconteceu na Escola Municipal Pio X

Janaina Farias e Jameson Soares/ Ascom Semed 28/09/2023 às 15:15
Projeto Escola Alerta leva ações de conscientização para estudantes
Estudantes participaram do projeto. Foto: Thony Nunes

A Escola Municipal Pio X, localizada no bairro do Prado, recebeu, nesta quarta-feira (27), uma série de palestras, dinâmicas e exposições sobre parasitoses, arboviroses e informações sobre o mosquito Aedes aegypti. A ação faz parte do Projeto Escola Alerta, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenação Técnica de Educação Ambiental.

O projeto tem como objetivo sensibilizar os estudantes dos 6° aos 9° anos da Rede Municipal de Ensino, bem como a comunidade escolar sobre as doenças causadas pelo mosquito e sua prevenção.

A ação contou com parceria do Laboratório de Parasitologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Gerência para promoção de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Extraordinária do Bem-Estar Animal.

Segundo a coordenadora técnica de educação ambiental, Christianne Rodrigues, a ação foi bastante produtiva. Ainda segundo ela, a atividade deve prosseguir até novembro contemplando tanto escolas de ensino fundamental quanto Centros Municipais de Educação Infantil. “O momento foi bastante produtivo, o resultado foi muito bom, os alunos foram bem receptivos e a gente conseguiu nosso objetivo, que é trabalhar a questão das arboviroses e de outros problemas que enfrentamos no dia a dia”, afirmou.

O professor da Ufal e coordenador do Laboratório de Parasitologia da Universidade, Muller Ribeiro, disse que exposições como estas são uma oportunidade de mostrar as diferentes formas de prevenção e estratégias simples para evitar infecção de parasitas. “Com atitudes simples é possível evitar infecções de parasitas. É muito importante esse processo de troca onde eles conseguem entender na vivência onde há o risco de infecção parasitária. É importante também porque eles conseguem olhar para a universidade de uma outra forma, porque uma vez que a gente vem para cá, a gente sai do muro que a universidade nos coloca e eles já conseguem deslumbrar um possível futuro que eles um dia vão estar”, afirmou.

Para o aluno do 7 ano, da Escola Pio X, Jhonatan Vitor Costa a experiência possibilitou conhecimentos. “Entendi como prestar atenção na hora de ingerir um alimento, na hora de mergulhar em rios. Eu achei mais legal a parte dos alimentos, porque eu como demais, então com essas informações agora consigo me para prevenir”, contou o estudante.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.