Projeto educativo aproxima escola da comunidade com a publicação de um periódico quinzenal

Iniciativa visa estabelecer uma relação mais próxima entre comunidade e a unidade de ensino

Jamerson Soares/Ascom Semed 29/05/2023 às 13:48
Projeto educativo aproxima escola da comunidade com a publicação de um periódico quinzenal
Primeira edição do periódico foi publicada em março deste ano. Foto: cortesia

A Escola Municipal Dom Miguel Fenellon Câmara, localizada no bairro Petrópolis, publicou a quarta edição do jornal "Dom Miguel News", que vem sendo produzido na unidade de ensino desde março deste ano. A publicação é dirigida aos estudantes, pais, moradores do bairro e a comunidade escolar em geral. Além de informar sobre as atividades escolares, o projeto visa estabelecer uma relação mais próxima entre a comunidade e a escola.

Segundo a diretora escolar Eudymar Floriano, o projeto começou online no formato newsletter (um tipo de e-mail informativo com as últimas notícias ou destaques). Depois, a ideia foi amadurecendo e se transformou em um jornal quinzenal.

"É como se fosse uma prestação de contas, uma forma de colocar a escola e suas ações em evidência. O jornal está transitando entre semanal e quinzenal devido às demandas de ações desenvolvidas dentro e fora da unidade. Está sendo até melhor de forma digital, porque facilita a produção e divulgação", explicou a diretora.

A escola atende em torno de 260 estudantes, do 1º ao 5º anos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Lá, diversas atividades pedagógicas são realizadas, como festa da família, exposições, jogos de alfabetização, projeto de nutrição escolar, dentre outras ações, que também são pautas para o jornal.

O grupo responsável pela produção do periódico é formado por Eudymar e pelos servidores Celina Araújo, Célio Santos, Landerson Vinícius e Valéria Silva. Todos fazem parte do processo de seleção de pautas (os temas e assuntos abordados), que também são sugeridos pela comunidade escolar. Depois de publicado, o jornal é enviado para os pais dos estudantes e servidores da unidade escolar.

Para a diretora, esta é uma iniciativa que contribui para a integração da comunidade na escola e vice-versa. "A escola passa a ser espaço da comunidade. Ela não pode ser apenas um apêndice, mas sim, precisa ser um aparelho da comunidade local. Essa sociedade precisa reconhecer a escola como uma identidade e não algo que está ali como um objeto estranho. Esta iniciativa contribui muito na abertura de portas, não somente no dia das aulas, mas para a comunidade participar ativamente do cotidiano escolar", concluiu.

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