Projeto da Prefeitura de Maceió entregou mais de 200 mil livros em cinco meses

Projeto VaLER a Pena contemplou todos os 54.705 estudantes da rede municipal, em todas as modalidades de ensino

Arthur Vieira (estagiário) / Ascom Semed 29/12/2023 às 09:30
Projeto da Prefeitura de Maceió entregou mais de 200 mil livros em cinco meses
Foto: Ascom Semed

O Projeto VaLER a Pena, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Maceió (Semed), entregou 218.820 livros, entre junho e outubro de 2023 para todos os 54.705 estudantes de todas as modalidades da rede pública de ensino. Cada aluno recebeu um conjunto de quatro livros de diversos gêneros para levar para casa e incentivar a sua leitura e a de sua da família. Esses materiais foram adquiridos com recursos próprios da Prefeitura de Maceió. Na Educação Infantil foram beneficiadas 11.142 crianças; no Ensino Fundamental foram 37.563 estudantes; e na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), 6 mil alunos ganharam livros.

Para a distribuição dos livros, todas as unidades da rede pública municipal de ensino de Maceió realizaram um "Dia D da Leitura". Na ocasião, a comunidade escolar se reuniu em uma festa literária com contação de histórias e mediação de leitura, envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos com o texto literário.

Os trabalhos foram compostos pelos próprios alunos, como cordéis, poesias, paródias, tudo em prol do incentivo à leitura, além da produção textual. O resultado dessas atividades foi socializado com o corpo pedagógico das unidades escolares, pais e responsáveis dos alunos.

Foto: Ascom Semed
Foto: Ascom Semed

O projeto VaLER a Pena foi idealizado pela professora e coordenadora do setor de Bibliotecas da Semed, Simone Souza, junto à ex-secretária-adjunta da pasta, Emília Caldas. Além de despertar o gosto pela leitura, a proposta trabalhou com o intuito de minimizar os prejuízos ao ensino e aprendizagem causados pela pandemia da Covid-19.

“O projeto surgiu da necessidade de levar a leitura de forma prazerosa para dentro das escolas e comunidades. A escolha dos títulos, levando em consideração a faixa etária das modalidades de ensino, foi feita pela gestão educacional da Rede”, explicou Simone.

“O Projeto VaLER a Pena se firma como importante ação de fortalecimento de letramento literário por meio da entrega dos livros de literatura, com o objetivo de ampliar a visão crítica dos sujeitos envolvidos, além de estreitar os vínculos nas famílias”, concluiu.

Projeto Gênio Socioemocionais

Uma das grandes novidades na Semed em 2023, na gestão da secretária Jó Pereira, foi a implantação da Coordenação Técnica de Educação Socioemocional. Iniciativa que visa desenvolver aspectos socioemocionais dos alunos, famílias e professores, o projeto teve sua primeira aplicação entre os meses de agosto e novembro deste ano.

O projeto realizou a entrega de materiais didáticos e executou aulas que auxiliaram no desenvolvimento de aspectos socioemocionais. A coordenadora do projeto, Cristiane Rocha, fala como funcionou na prática.

“A Semed realizou a entrega dos livros a todos os alunos do 2° ao 9° ano, bem como para os professores e para os familiares. Esse material serviu para trabalharmos de forma lúdica com conteúdos fundamentados na neurociência, na inteligência focal, entre outras abordagens da psicologiam que trabalhou o socioemocional deles, de forma preventiva”, explicou.

A rede pública de ensino de Maceió dispõe de 61 psicólogos. Eles são os coordenadores deste projeto em suas respectivas unidades escolares, trabalhando diretamente com os coordenadores pedagógicos. Para isso, os profissionais foram capacitados através de cinco formações para trabalharem o conteúdo e o material didático com o corpo docente, alunos e parentes dos alunos.

Com a implantação do Projeto Gênios Educacionais, foram realizadas sete lições, distribuídas em um total de 20 aulas. Sendo assim, as atividades contaram com no mínimo uma hora de aula por semana para trabalhar todo o conteúdo didático. Além dos livros, os psicólogos tiveram à disposição uma plataforma online com diversos recursos como canções, histórias em quadrinhos, desenhos animados e poesias para interagir com os alunos.

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