Projeto “Campeões da aprendizagem” conta com a participação de familiares

Redação 03/08/2021 às 09:15
Projeto “Campeões da aprendizagem” conta com a participação de familiares

Proposta trouxe atividades para os alunos produzirem junto com as famílias durante as aulas remotas

Ser criativo e estimular o aprendizado no ambiente online se tornou prioridade para os diretores e professores da Escola Municipal Paulo Henrique Costa Bandeira, localizada no Benedito Bentes. Por meio do projeto “Campeões da aprendizagem”, os alunos e familiares viram nas atividades interativas caminhos de manter o processo de aprendizagem sempre ativo.

Segundo a diretora, Cristiane Costa, o projeto tem o objetivo de reconhecer o esforço, a dedicação e empenho dos alunos e seus familiares, como também desenvolver as habilidades cognitivas. Ela complementa que mesmo diante das dificuldades com as aulas remotas, os professores abraçaram o projeto e fizeram acontecer. A ação é realizada semestralmente e contempla o ensino fundamental e a Educação de Jovens, Adultos e Idosos- EJAI.

Para se tornar um campeão da aprendizagem, é pré-requisito o estudante estar engajado junto com a sua família e participar das atividades. Para isso, a didática do projeto contou com jogos criativos, jogos online, dominó e alfabeto móvel. No final da dinâmica, os professores avaliaram quem foram os alunos que mereciam receber o título de campeão.

“Acreditamos que esses alunos podem ser exemplo para os outros e acima de tudo ajudar os colegas compartilhando as estratégias utilizadas para conseguir atender aos critérios. Nosso objetivo é, principalmente nesse momento, que as crianças e suas famílias sintam que podem estudar, mesmo à distância e com suas dificuldades”,comenta a diretora.

Elias Nunes pai da Elen Nunes do 1° ano A, uma das campeãs do projeto, conta que essa ação foi muito interessante, pois tornou a experiência de estudar em casa mais divertida. “Foi muito bom essa experiência, o método de ensino que foi colocado é ótimo também, os professores têm dado uma atenção muito grande e a gente tem procurado honrar a participação da criança. Esse projeto foi muito importante para trazer um incentivo, ela se sente alegre, se sente feliz”, ressalta.

Elen e seu pai Elias participaram ativamente das atividades

Outra família que participou ativamente foi a da aluna Beatriz do 1° ano “C”, por causa disso, ela também se tornou uma das campeãs da aprendizagem. Vital Júnior, pai da menina e também auxiliar de sala da escola, conta que o projeto trouxe resultados muito positivos.

“Ao longo das aulas online nossa filha apresentou um ótimo avanço na leitura e na escrita, achando as atividades muito divertidas e cada dia para ela era como um desafio lançado. Quando soubemos que ela era uma das campeãs da aprendizagem ficamos muito felizes e ela ainda mais motivada, o que na minha opinião consiste num dos aspectos relevantes do projeto ao promover entusiasmo e incentivo à permanência nos estudos de forma remota”, afirma Vital.

A aluna Myllena Messias do 1° ano “E”, também se destacou por causa da sua disposição e vontade de aprender. Com a ajuda de sua mãe, ela conseguiu fazer os jogos disponibilizados pela professora. “Eu gosto muito dos jogos que a minha professora Vânia manda, os onlines e os que eu faço em casa com a minha família. Eu me divirto muito e aprendo ao mesmo tempo”, conclui a criança

Laura Barbosa (estagiária)/ Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.