Programa Eleitor do Futuro une TRE/AL e Educação Municipal em evento com alunos
Mais de 300 estudantes participaram da ação sobre "Combate à Desinformação"; tema foi trabalhado nas escolas com a produção de vídeos para concurso promovido pelo Tribunal
Mais de 300 estudantes da rede pública municipal de ensino participaram, nessa segunda-feira (3), de uma atividade do programa Eleitor do Futuro, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), para incentivar o exercício da cidadania.
Durante o evento, realizado no auditório da Justiça Federal de Alagoas, na Serraria, foi anunciado o resultado do I Concurso de Vídeos para Redes Sociais do TRE-AL, com o tema “Combate à Desinformação”. Os alunos também assistiram palestra sobre o assunto, participaram de quiz e contação de histórias.
Um dos três vídeos vencedores foi produzido por um grupo de estudantes da Escola Municipal Padre Pinho, entre eles, Bárbara Soares e Flávia Maia.
"O vídeo é muito importante para ajudar as pessoas a não caírem em fake news, com dicas para não acabar acreditando em uma fonte não confiada”, relatou Bárbara.
“A gente se juntou ao professor de Português e teve a ideia de gerar esse vídeo sobre fake news. A diretoria da escola nos ajudou bastante também”, completou Flávia, comemorando o fato de o material da equipe ter sido escolhido entre todos os enviados.
Futuro construído no presente
Presente no evento, a secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, agradeceu a participação e comprometimento de todos que compõem as equipes das escolas participantes, assim como ao TRE/AL pela parceria, reforçando a importância de os jovens entenderem como funciona o processo eleitoral, assim como as funções de cada cargo político e a participação deles nas eleições.
“Hoje estamos falando hoje sobre o futuro. E o futuro não se constrói no futuro, mas agora no presente. Nós, enquanto Secretaria de Educação, temos que trazer esse assunto para esses jovens que estão entrando na fase da adolescência, de uma forma leve. Precisamos chamar a atenção para despertar nesses futuros eleitores o interesse de participarem do processo eleitoral também exercendo cargos políticos, e de uma forma muito especial, estimular a participação das meninas, das mulheres”, destacou a secretária.
Em sua palestra de abertura, o desembargador eleitoral Carlos Cavalcanti esclareceu sobre o tema “Democracia, compra de votos e fake news”, voltado para os alunos com idades entre 14 e 16 anos, que em breve irão se tornar eleitores e participar das decisões do país.
“Tentamos trazer uma aula sobre democracia e cidadania, tratando a respeito das fake news, da segurança das urnas eletrônicas e da necessidade de participação desses jovens, que brevemente estarão integrando um grande número de eleitores para as eleições gerais”, explicou o desembargador.
Vídeos selecionados
As três equipes de estudantes que se destacaram na produção de seus vídeos receberam kits de guloseimas e fones de ouvido. Os três vídeos premiados foram das seguintes escolas:
Escola Municipal Brandão Lima
Ágata da Silva Leão
Allycia Katylle da Cunha Vicente
Amanda Beatriz Ataíde da Silva
Ana Júlia Cavalcante rego
Ariel Guilherme Cardoso dos Santos
Clara Batista Paz
Gabriel Alexandre da Silva
Jonatas Rafael da Silva Brandão
Kellyane Vitória Campina dos Santos
Lais Carolinny de Santana Santos
Maria Eduarda Soares da Silva
Mayra Oliveira do Nascimento
Nathan Silva dos Anjos
Nicolas Luiz de Lima Lopes
Rayanne vitória Silva de Oliveira
Escola Municipal José Haroldo da Costa
Déborah Camille Severo Borges da Silva
Ana Letícia Pereira de Vasconcelos
Mayanne Letícia Peixoto de Lima
Escola Municipal Padre Pinho
Samira da Silva Vieira
Bárbara dos Santos Soares
Flávia Maria dos Santos Oliveira
Willyane Taianara Medeiros dos Santos
Vittor Hugo Soares Queiroz
Klebersson Roberto Santos da Silva
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.