Programa dignidade menstrual avança nas escolas da rede municipal de ensino

Cerca de 6 mil absorventes serão distribuídos para alunas entre 10 e 50 anos de idade de 18 escolas de Ensino Fundamental

Arthur Vieira (estagiário)/Semed 30/03/2022 às 13:40
Programa dignidade menstrual avança nas escolas da rede municipal de ensino
Primeiras caixas de absorventes já entregues. Foto: Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed

As ações do Programa Dignidade Menstrual continuam avançando em Maceió com a distribuição, nesta semana, da primeira etapa de absorventes em 18 escolas da rede municipal de ensino. É importante frisar que cerca de seis mil absorventes serão distribuídos posteriormente a cerca de 12 mil alunas, entre 10 e 50 anos de idade, de 18 escolas de Ensino Fundamental. A entrega será efetivada após a realização de diversas atividades educativas, como palestras e rodas de conversa com especialistas sobre a chamada dignidade menstrual.

Uma das unidades de ensino a receber os itens de higiene feminina foi a Escola Municipal Silvestre Péricles, localizada no bairro Pontal da Barra. A professora de ciências, Claudia Maria, explica a importância da distribuição de absorventes para as alunas.

“O programa dignidade menstrual é muito importante, pois ajuda na preservação da higiene feminina das nossas estudantes, já que poucas possuem o poder aquisitivo para comprar seus próprios absorventes. A criação desse programa é fundamental para trazer mais tranquilidade as nossas estudantes e evitar que algo natural, como o ato de menstruar, se torne um empecilho para seus estudos”, disse a professora de ciências, Claudia Maria.

Professora de ciências da Escola Municipal Silvestre Péricles, Claudia Maria. Foto: Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed
Professora de ciências da Escola Municipal Silvestre Péricles, Claudia Maria. Foto: Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed

Para a professora e secretária-adjunta municipal de Educação, Emília Caldas, o programa é de extrema importância, pois assegura que as alunas tenham acesso a um item básico de higiene feminina.

“Nós iremos em cada escola beneficiada, fomentando diálogos entre profissionais e alunas de forma leve e didática sobre o assunto, quebrando tabus e reforçando questões como a higiene da mulher e o autocuidado, sempre de forma natural, como deve ser”, enfatizou Emília Caldas.

Professora e secretária-adjunta municipal de Educação, Emília Caldas. Foto: Cortesia
Professora e secretária-adjunta municipal de Educação, Emília Caldas. Foto: Cortesia

Dignidade menstrual

O Programa Dignidade Menstrual foi lançado no dia 7 de março pelo prefeito JHC e tem como objetivo fornecer, de forma gratuita, absorventes higiênicos para estudantes das escolas da rede municipal de ensino que vivem em situação de vulnerabilidade social, sendo beneficiadas cerca de 12 mil estudantes.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.