Profissionais que vão participar da eleição de diretores e vices falam da importância do processo democrático

Votação vai decidir quem ocupará os cargos administrativos das escolas municipais

Clara Canuto (estagiária)/Ascom Semed 13/04/2023 às 16:16
Profissionais que vão participar da eleição de diretores e vices falam da importância do processo democrático
Incrições para eleição de diretor e vice terminam na sexta (14). Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

As inscrições para a eleição dos cargos de diretor e vice das escolas municipais terminam nesta sexta-feira (14). Os servidores efetivos interessados em concorrer ao pleito podem se inscrever no auditório da Secretaria de Educação de Maceió (Semed), das 8h às 17h.

Alguns servidores que desejam concorrer aos cargos já iniciaram o processo de inscrição. Uma das profissionais é a Alexsandra Cardoso, atual diretora da Escola Cleto Marques Luz, localizada na Santa Amélia. Ela integra o corpo docente da instituição há 17 anos, sendo três na função de direção escolar.

“Minha história com a Cleto Marques começou desde criança. Eu morava bem próximo e meu sonho era dar aula lá. Fiz o concurso, sendo o primeiro lugar onde eu fui procurar uma vaga. A gente cuida de questões administrativas da escola e da parte pedagógica também. Todos os dias, a gente procura lidar com os desafios que surgem da melhor forma”, explicou.

Quem também compareceu para realizar a inscrição foi a vice-diretora, Claudeci Avelino, que falou da expectativa de reeleição ao cargo da Cleto Marques Luz.

“O papel do vice-diretor é auxiliar o diretor em todas as questões que ocorrem dentro da escola. Eu sou formada em pedagogia e fui indicada para exercer o trabalho na escola junto à Alexsandra. Nós temos o desejo de continuar o trabalho que já estamos fazendo a um tempo e que tem rendido bons frutos”, revelou.

Sandra Mônica é diretora da Escola Municipal Professora Zilka de Oliveira Graça, que fica no Tabuleiro do Martins. Ela ressalta que a participação no pleito faz parte do processo democrático, já que os profissionais que têm interesse em contribuir com a comunidade escolar pode participar.

“A vontade de assumir a direção vem num processo. Você entra como professora, dependendo do seu perfil, assume a coordenação e depois tem o direito de passar pela direção, contribuindo para uma gestão democrática. Assim, a gente pode melhorar o índice de desenvolvimento da escola, construindo a melhor educação possível para as crianças e trazendo a comunidade para mais perto", completou.

Para participar da eleição, os servidores efetivos devem ter no mínimo quatro anos de experiência na rede pública municipal de ensino e lotação superior a um ano na instituição a qual deseja concorrer. Além disso, precisa possuir graduação em pedagogia ou licenciatura plena em outras áreas de ensino, acompanhada de pós-graduação em gestão escolar.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.