Profissionais de Atendimento Educacional Especializado participam de formação sobre atividade motora adaptada

Ação formativa continuada foi realizada nesta sexta-feira (4)

Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed 04/11/2022 às 11:26
Profissionais de Atendimento Educacional Especializado participam de formação sobre atividade motora adaptada
Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed

Sempre buscando ampliar os conhecimentos dos educadores impactando no desenvolvimento do aluno, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou mais uma formação continuada para os Profissionais de Atendimento Educacional Especializado (AEE), nesta sexta-feira (4). A formação que teve como tema a "Atividade motora adaptada: um campo de atuação lúdica, esportiva e multidisciplinar”, reuniu cerca de 50 profissionais.

O momento foi realizado no Auditório Paulo Freire, da Semed, na Cambona, pela Coordenadoria Geral de Educação Especial (CGEE). O público presente participou e interagiu com diversas atividades lúdicas, esportivas e multidisciplinares, ministradas pela professora Cláudia Rejane da Coordenadoria Geral de Programas.

O objetivo das atividades é fazer com que as educadoras adquiram conhecimento na prática, com as atividades de psicomotricidade, para trabalhar com os estudantes PAEE, suas capacidades motoras básicas, status postural e de equilíbrio, nas Salas de Recursos Multifuncionais das Escolas municipais de Maceió. Como explica Pollyana Satirio, professora técnica pedagógica da CGEE.

“A nossa professora Claudia Rejane está trabalhando a importância de desenvolver essas atividades sensório-motoras com os estudantes PAEE. Então, o objetivo da formação é mostrar a essas professoras como elas podem enriquecer seus atendimentos trabalhando com atividades físicas- motoras”, destacou.

A pedagoga especializada em Educação Especial, Isabel Alessio, marcou presença na formação. Ela atende aproximadamente 35 crianças que tem Transtorno do Espectro Autistas (TEA) e deficiência, nas Escolas Municipais Olavo Bilac e Baltazar de Mendonça, no Feitosa e Jacintinho.

Para a educadora, ações como estas impactam diretamente no desenvolvimento dos alunos. “Momento gratificante. Aqui estamos exercitando a mente, o raciocínio e nossas habilidades para que possamos trabalhar com nossos alunos, sempre buscando desenvolver as capacidades deles”, pontuou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.