Professores são capacitados sobre métodos inovadores de alfabetização e letramento

Formação continuada ocorreu durante a 10ª Bienal do Livro e integra o programa MenteInovadora

Alícia Flores/Ascom Semed 21/08/2023 às 13:32
Professores são capacitados sobre métodos inovadores de alfabetização e letramento
Professores aprenderam sobre possibilidades do material didático do MenteInovadora. Foto: Thony Nunes/Ascom Semed

Profissionais da Educação de Maceió assistiram, na noite da última sexta-feira (18), a palestra “Potencialidades da Metodologia do programa MenteInovadora para Alfabetização e Letramento”, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). A capacitação ocorreu durante a 10ª Bienal Internacional do Livro, no bairro Jaraguá.

Rosinalda Aurora de Melo Teles, doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), levou seus conhecimentos aos servidores da Semed, que tiveram a oportunidade de conhecer métodos inovadores de alfabetização e letramento, que podem ser aplicados à rede pública municipal de ensino.

“Na palestra, discutimos como a metodologia do MenteInovadora pode ajudar nesse processo. Por um lado, é importante do ponto de vista do que será discutido sobre alfabetização e letramento, mas também do ponto de vista que o professor tem acesso a esses recursos e pode pensar de forma dinâmica, única e objetiva de inseri-lo em sala de aula”, avaliou Rosinalda.

Para Cheila Vasconcelos, representante da Semed na Bienal, o encontro possibilitou que os docentes tenham ideias inovadoras, usando raciocínio lógico e metodologias diferentes: “Tudo isso para que os nossos alunos tenham controle emocional e raciocínio em cima das resoluções não só de problemas, como de atividades propostas”.

Ela pontuou, também, que o encontro apresentou possibilidades diversas, que podem ser pensadas de maneira criativa tanto pelos professores, como pelos alunos que serão beneficiados pelo material didático.

Presença em Maceió

Os alunos da rede pública municipal de ensino são beneficiados por metodologia da Mind Lab por meio do Programa MenteInovadora, desde 2013, e recebem jogos e materiais pedagógicos que fazem parte do currículo de forma transversal. O objetivo é que os estudantes desenvolvam habilidades socioemocionais por meio de atividades lúdicas. A parceria com a Prefeitura de Maceió impacta 15.479 alunos de 40 escolas.

Partindo da capacitação constante de 944 professores de Maceió, a Mind Lab disponibiliza conteúdos alinhados com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que agregam à prática pedagógica e auxiliam na aprendizagem integral dos alunos de forma colaborativa.

Entre os recursos incluídos estão jogos de raciocínio, kit de livros e uma plataforma com orientações. É através da formação continuada que os professores da rede pública municipal incorporam a metodologia à rotina escolar.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.