Professores e crianças realizam peça sobre história da Páscoa na creche Sônia Cavalcante

Crianças reproduziram a Paixão de Cristo no pátio da escola nesta terça-feira (12)

Pedro Farias/Ascom Semed 12/04/2022 às 12:42
Professores e crianças realizam peça sobre história da Páscoa na creche Sônia Cavalcante
José, de 5 anos, interpretou um dos apóstolos de Jesus na peça. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Professores e crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sônia Cavalcante, localizada na Cambona, realizaram uma encenação teatral baseada na história da Páscoa. A ação ocorreu, nesta terça-feira (12), no pátio da escola, com a presença dos pequenos e educadores. O objetivo do projeto é fazer com que as crianças se aprofundem no verdadeiro significado da data comemorativa, para além dos símbolos já conhecidos pela sociedade.

Ao todo participaram da apresentação 25 crianças de 2 a 5 anos de idade. A encenação aconteceu com a narrativa e figurinos desenvolvidos pelas próprias professoras. Todos os anos a creche debate sobre símbolos e significados de datas comemorativas, como o Natal por exemplo. Desta vez, com a Páscoa não foi diferente, deixando os ovos de chocolate e coelhinho de lado, para contar o sentido cristão da data.

Representação da santa ceia, pão e vinho. Foto: Pedro Farias / Ascom Semed
Representação da santa ceia, pão e vinho. Foto: Pedro Farias / Ascom Semed

Na ocasião, as crianças interpretaram personagens bíblicos em cenas clássicas, como a tão conhecida Santa Ceia entre Jesus e seus discípulos. Para a professora Andrea Santos, do 2º período, a apresentação teve como mensagem o ato de solidariedade, o amor e a amizade.

“A encenação faz com que as crianças entrem no aprendizado e entendam a história de forma mais eficaz, porque criança aprende mais de forma visual e através do lúdico se envolve com os temas e o verdadeiro sentido dos sentimentos que a Páscoa transmite, como o amor, a solidariedade, e o respeito”, diz a educadora.

Intepretação de Jesus por criança. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Intepretação de Jesus por criança. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Durante o processo de criação do projeto, em sala de aula, foi realizado um levantamento com as crianças para entender o que elas enxergavam sobre o significado da Páscoa. Segundo as professoras, a maioria respondeu que a data comemorativa girava em torno de ganhar chocolates.

A vice-diretora do CMEI, Tatiana Angélica, conta que a escola trabalha tendo como base a desmistificação do consumo excessivo e que também existem outras formas de comemorar a data, além do chocolate, do coelho e brinquedos.

“Na escola trazemos uma discussão com as crianças sobre o real sentido da Páscoa. Para ilustrar tudo isso trazemos a história de Jesus. As crianças participam desse projeto encenando, brincando, junto com músicas que falam sobre o tema, e também na sala de aula, fazendo desenhos e colagens sobre os simbolismos da data”, afirma Tatiana.

Vice-diretora Tatiana Angélica acompanhada dos pequenos que participaram do teatro. Foto: Pedro Farias / Ascom Semed
Vice-diretora Tatiana Angélica acompanhada dos pequenos que participaram do teatro. Foto: Pedro Farias / Ascom Semed

Maria Luiza, 5 anos, do 2º período participou da encenação. Ela relata que aprendeu novos significados da páscoa. “Gostei da apresentação. A peça falou sobre a história de Jesus e eu aprendi que a Páscoa é amar e respeitar”.

Maria Luiza de 5 anos que participou como um dos personagens bíblicos da história. Foto: Pedro Farias / Ascom Semed
Maria Luiza de 5 anos que participou como um dos personagens bíblicos da história. Foto: Pedro Farias / Ascom Semed
SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.