Professores e alunos da educação infantil festejam as tradições juninas em arraiá virtual

Redação 23/06/2021 às 08:45
Professores e alunos da educação infantil festejam as tradições juninas em arraiá virtual

Alunos estão sendo incentivados a adaptar brincadeiras para o ambiente virtual graças às iniciativas de seus professores

Por causa da pandemia, as brincadeiras tradicionais da época foram adaptadas

São João é um período repleto de muita alegria, comidas típicas, festas e danças. Para não perder a tradição junina, os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), estão inovando nas comemorações com o arraiá virtual.

As brincadeiras tradicionais da época foram adaptadas e as crianças comemoram de forma online com quadrilhas matutas, pescarias, adivinhações e sorteios de balaio junino.

A coordenadora pedagógica Maria das Graças Afonso da Silva, do Cmei Professora Maria Nilda, no Bairro da Chã da Jaqueira, explica que, durante todo o mês de junho, as crianças têm vivenciado no ambiente virtual proposta de interações brincantes envolvendo toda a família.

Eloah Naory Almeida Lima Santos, de 4 anos, brinca de pula-fogueira com sua família.

“São momentos significativos que fortalecem o vínculo familiar, além de apresentar a diversidade cultural do nosso povo. Mesmo nesse formato, procuramos manter vivas a alegria e a animação dos festejos juninos. Nosso arraiá virtual tem sorteio de balaio, brincadeiras e muito forró”, comemora a coordenadora.

Turma do maternal participou da terceira edição do projeto “Entre na Roda”, realizado virtualmente.

A Unidade de Educação Infantil Professora Telma Vitória, localizada na Cidade Universitária, atende crianças com idades entre 2 e 5 anos e 11 meses, em jornada integral. Neste ano letivo de 2021, a unidade conta com cerca de 90 crianças regularmente matriculadas.

Atenta à necessidade de manter os vínculos já construídos entre famílias, educadores e crianças, a equipe inovou neste ano de pandemia com alguns projetos, inclusive o junino.

Segundo a coordenadora pedagógica, Andressa Sabino, o projeto junino tem como objetivo o resgate da cultura popular nordestina e aproximar as famílias das vivências junto às crianças. “O projeto entra na roda, fortalece as interações na relação criança família. A proposta foi realizar um encontro virtual por meio da plataforma Google meet contando com a participação da equipe e das famílias e suas respectivas crianças para dançarem uma quadrilha dirigida pelo servidor Danilo Souto”, comenta.

João de Oliveira Filho / Ascom/Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.