Professores de Maceió participam do projeto piloto Pedagogia do Cotidiano
Profissionais dos anos finais participam de formação a partir de uma imersão inovadora
A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), em parceria com a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa em Alagoas (Fundepes) da Universidade Federal de Alagoas, deu início, nesta terça-feira (12), ao projeto piloto Pedagogia do Cotidiano, o novo programa de formação continuada de professores dos anos finais da rede pública da capital.
Ao longo de três dias, de 12 a 14 de novembro, 178 professores dos anos finais de seis escolas municipais participarão de laboratórios interdisciplinares cujo objetivo é proporcionar uma inovadora imersão na prática docente e utilizando metodologias ativas. As práticas acontecem nos dois horários, com espaços no Instituto de Matemática, na Ufal, e nas escolas municipais Luiz Pedro I, Jaime Amorim e Padre Pinho.
O objetivo do laboratório de aprendizagem é proporcionar aos docentes um mergulho nas problemáticas das relações escolares, nas aquisições de instrumentos de planejamentos e de avaliação que perpassam o acolhimento das crianças e estudantes, e nos saberes desenvolvidos em sala de aula e as diferentes formas de ensinar e aprender, proteger e conviver.
A professora e subsecretária de Gestão Pedagógica da Semed, Maria Vilma, explicou como a iniciativa impactará no cotidiano escolar. "Nossos docentes levarão para suas salas de aula orientações e boas referências acerca de práticas metodológicas interdisciplinares focadas na pesquisa, na ciência para gerar conhecimentos significativos para que sejam utilizados no cotidiano pelos nossos estudantes".
Os laboratórios estão sendo conduzidos por professores do Sinpete, da Ufal, cuja proposta é abranger aspectos como o desenvolvimento do pensamento crítico, o uso ético das tecnologias, a inclusão e a sustentabilidade, garantindo que o processo de ensino-aprendizagem seja inovador, inclusivo e conectado às realidades sociais e tecnológicas da sociedade contemporânea.
A consultora da Semed e coordenadora do projeto piloto, Rita Hipólito, conta que a ideia desse novo modelo de formação surgiu logo após a Jornada Pedagógica em março deste ano, quando foi realizado o primeiro laboratório pedagógico e teve grande adesão do corpo docente.
Segundo a consultora, o objetivo maior deste projeto piloto é colocar a escola e o aluno no centro da formação continuada. “Precisamos de uma nova metodologia de formação continuada que partisse da escuta do professor, saber o que eles precisam para motivar o estudante, como acontece a transferência de conhecimento, como deixar a aula mais dinâmicas, experimentais, contemporâneas e ao mesmo tempo como humanismo para esses adolescentes", explicou.
Para Sônia Márcia, professora de Geografia das escolas municipais Anne Lyra e Padre Brandao Lima, o momento está sendo de grande importância. “Para mim é gratificante participar desse momento porque é uma inovação na minha metodologia de ensino na sala de aula, para fazer uma aula mais ativa e prática. Essa capacitação está sendo de grande valia para mim", exaltou a professora.
A pedagoga e coordenadora do programa Sinpete, Vera Pontes, enfatizou a parceria entre a Universidade e a Semed. "Estamos nessa parceria fantástica com a Semed, juntamente da Fundepes, para desenvolver e apoiar a formação continuada dos professores utilizando a metodologia que já aplicamos aqui que é o letramento científico. A partir dessa experiência a gente espera estimular e incentivar os professores para desenvolver a ciência no âmbito escolar através da criatividade e raciocínio para tornar o aluno protagonista".
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