Professores de escolas municipais participam de curso sobre mediação de leitura

Atividade formativa mostra como conectar os alunos com a literatura

Clara Canuto (estagiária)/ AscomSemed 17/04/2024 às 16:38
Professores de escolas municipais participam de curso sobre mediação de leitura
Professores participantes do curso de mediação de leitura. Foto: Thony Nunes/ Ascom Semed

Para auxiliar os professores da rede pública de ensino de Maceió no processo de despertar o gosto dos alunos pela leitura, a Rede de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove o curso “Mediadores de Leitura”. Os encontros serão realizados entre os meses de abril a outubro, sendo uma atividade por mês.

Na última terça-feira (16), no colégio Santa Amélia, localizado no bairro Gruta, o curso foi iniciado com o objetivo de mostrar aos professores como envolver os alunos nas histórias literárias. “A leitura tem o poder de transportar as crianças para outras realidades, instigando a imaginação e a criatividade. Nós queremos que nossos profissionais entendam como multiplicar essas potentes experiências com a literatura nas nossas salas de aula”, destacou a responsável pela Rede de Bibliotecas, Simone Souza.

Na ocasião, os professores participaram de leituras de obras infantis, dinâmicas em grupo e atividades que despertam o olhar sensível sobre as histórias.

A professora Joelma Ferreira, que participou do primeiro encontro do curso, revelou que o momento foi muito importante para sua vivência em sala de aula. “Nós vivemos um momento no qual a leitura tem que disputar com as novas tecnologias. Então, participar de uma atividade na qual aprendemos a encantar nossos estudantes com a literatura é fundamental. Eu me inscrevi no curso pensando em aprender estratégias para que os livros conquistem meus alunos”, explicou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.