Professores da rede irão participar de formação voltada para educação especial

Vagas foram ofertadas para professores dos ensinos Infantil, Fundamental e Especializado

Clara Canuto (estagiária)/Ascom Semed 16/08/2022 às 15:15
Professores da rede irão participar de formação voltada para educação especial
Professora em sala de aula. Foto: Arquivo Semed

Os professores da rede pública municipal de ensino vão participar do curso de Serviço Atendimento Educacional Especializado (SAEE), promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com foco no atendimento a alunos com Transtorno do Espectro Autismo (TEA). Ao todo foram ofertadas 400 vagas.

A formação, que vai começar no dia 9 de outubro, é on-line e gratuita e tem o objetivo capacitar os professores para identificarem nos estudantes sinais de TEA, já na primeira infância, e encaminhá-los para um atendimento especializado.

Para os especialistas, esse encaminhamento é de extrema importância, porque o atendimento direcionado permite identificar as interferências no neurodesenvolvimento da criança e decidir a forma ideal de lidar com elas.

Segundo a secretária-adjunta de Educação, Emília Caldas, os profissionais, tendo o direcionamento correto, poderão auxiliar os alunos no desenvolvimento escolar.  

Secretária-adjunta de Educação, Emília Caldas, ressaltou importância do curso. Foto: Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed
Secretária-adjunta de Educação, Emília Caldas, ressaltou importância do curso. Foto: Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed

 “ O aumento do número de vagas vai permitir que mais profissionais passem a atender os alunos da forma correta, possibilitando a inclusão deles na educação. O professor vai ser esse agente que vai identificar precocemente os sinais do espectro autista e que vai ter um olhar diferenciado do quadro da criança, utilizando metodologias que atendam as demandas.”

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.