Professores da rede de ensino municipal divulgam produção literária no Vergel do Lago

Autores abordam nas obras que foram divulgadas na Flivergel temas como o combate ao racismo

Luan Oliveira (estagiário)/Ascom Semed 04/05/2022 às 14:10
Professores da rede de ensino municipal divulgam produção literária no Vergel do Lago
Professora e escritora Avani se inspirou no filho para escrever livro que aborda o combate ao racismo. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Professores da rede municipal de ensino se inspiraram no cotidiano de suas vidas para escrever sobre temas como o combate ao racismo. Para divulgar seus livros na Feira Literária do Vergel do Lago (Flivergel), esses autores montaram stands nas ruas do bairro para mostrar seus trabalhos à comunidade e visitantes.

A produção literária é parte fundamental das duas feiras literárias já promovidas pela Prefeitura de Maceió no Pontal da Barra e no Vergel do Lago. Aliada à Olimpíada de Língua Portuguesa de Maceió (OLP), as ações buscam fomentar a leitura e despertar o interesse dos alunos pela literatura.

Uma das escritoras participantes da Flivergel foi a professora licenciada da rede municipal de ensino, Avani Rodrigues dos Santos, autora do livro "Por que não me pintaram?". A obra narra a experiência do seu filho, ao responder algumas das indagações que o pequeno lhe fez na infância.

Feira literária incentivou a leitura. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Feira literária incentivou a leitura. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

“Logo no início de sua vida escolar, ele se defrontou com o preconceito. Por que não me pintou de branco quando nasci? Por que me chamam com nome de jogadores de futebol? Essas eram algumas das perguntas que ele me fazia e que eu busquei responder nesse livro”, conta a mãe.

O livro é ilustrado por desenhos que o seu filho fez quando criança. Hoje um adolescente, o garoto compartilha com a mãe a autoria do livro, voltado para o público infanto-juvenil, mas que pode ser apreciado por leitores de qualquer faixa etária.

A obra de Avani chama a atenção contra o racismo, ao explicar temas complexos e que muitas vezes causam sofrimento para quem sofre preconceito racial.

Professora e escritora, Hilda Lacerda, destacou importância da leitura na vida das pessoas: Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Professora e escritora, Hilda Lacerda, destacou importância da leitura na vida das pessoas: Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Outra autora que participou da Flivergel é a escritora Hilda Lacerda, professora da Escola Municipal Nosso Lar I, localizada na Ponta Grossa. Ela possui vários livros publicados e levou alguns deles para a feira literária.

“Os livros nos levam a imaginar, a nos encantar. A Flivergel foi um evento muito bom, um espaço importante para os escritores da nossa cidade. Esse movimento para que os alunos se aproximem da leitura e da escrita, assim como o escritor, é lindo”, revela.

A autora enfatiza, ainda, toda a cadeia envolvida no processo de divulgação de um livro. “Antes de chegar no leitor, o livro passa pela imaginação, escrita, pelo ilustrador, pela gráfica. Todo esse caminho até chegar e falar conosco, nos encantar e contar histórias que nos levam para vários lugares sem sairmos do lugar”, pontua Hilda.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.