Professoras premiadas na I Mostra das Culturas Infantis visitam Educação de Blumenau, em Santa Catarina

As educadoras Isanês da Silva e Leide Daiane são autoras dos dois melhores artigos científicos da Mostra

Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed 18/03/2022 às 12:30
Professoras premiadas na I Mostra das Culturas Infantis visitam Educação de Blumenau, em Santa Catarina
A equipe de Maceió foi recebida pela secretária de Educação de Blumenau, Patricia Luerdes. Foto: Cortesia

As professoras da rede municipal de ensino de Maceió, Isanês da Silva e Leide Daiane, do Centro Municipal de Educação Infantil Silvânio Barbosa, no Benedito Bentes, e da Escola Municipal Pompeu Sarmento, Barro Duro, estão em Blumenau, em Santa Catarina, realizando uma imersão técnica na Secretaria Municipal de Educação da cidade catarinense.

A viagem faz parte da premiação das pedagogas que foram selecionadas com os dois artigos científicos que receberam as maiores notas pela comissão científica de avaliação da I Mostra das Culturas Infantis, realizada pela Coordenadoria Geral de Educação Infantil, em outubro de 2021. Ao todo foram submetidos 18 artigos científicos.

Além das professoras premiadas, a equipe da visita foi formada por Luciane Rodrigues, Dirley Barbosa, Solange Tavares e Ana Cristine de Oliveira, representantes do CMEI Silvânio Barbosa e Escola Pompeu Sarmento, respectivamente. Toda a visita está sendo acompanhada pelas técnicas da CGEI, Juliane Souza e Rosimeire Tenório. 

Nesta sexta-feira (18) o grupo foi recebido pela secretária de Educação de Blumenau, Patricia Luerdes, e sua equipe técnica responsável pela educação infantil do município. As educadoras de Maceió assistiram à apresentação da proposta curricular da cidade catarinense e irão visitar uma das unidades de Educação Infantil do Município.

Patrícia Siqueira falou da importância da premiação para a valorização das professoras. Foto: Luan Oliveira/Ascom Semed
Patrícia Siqueira falou da importância da premiação para a valorização das professoras. Foto: Luan Oliveira/Ascom Semed

A coordenadora de Educação Infantil de Maceió, Patrícia Siqueira, falou sobre a escolha dos trabalhos. “As professoras tiveram a oportunidade de apresentar artigos científicos com base na documentação pedagógica, ou seja, o registro investigativo das práticas delas com as crianças”, disse.

Patrícia também explicou como foi feita a escolha da cidade de Blumenau para a imersão técnica. 

“Definimos que a premiação seria uma visita em um Município de referência na Educação Infantil no Brasil. Então, identificamos Blumenau por suas experiências exitosas e ter uma proposta pedagógica alinhada à nossa. De modo a proporcionar a nossas servidoras o contato com experiências de desemparedamento na Educação Infantil em outro contexto de referência”, pontuou.

A coordenadora falou ainda sobre a importância da Mostra, que valoriza os trabalhos das educadoras que vivenciam a Educação Infantil. “É uma ação de valorização que a Semed proporciona a essas professoras, reconhecendo o excelente trabalho que desenvolvem junto às crianças. Então, essa premiação foi para valorizar e oportunizar um momento de interação e conhecimento de outras realidades e fomentar na rede esta prática de intercâmbio de conhecimentos”, concluiu.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.