Professoras premiadas compartilham experiências de visita técnica à Educação de Blumenau, em Santa Catarina

Isanês da Silva e Leide Daiane conheceram de perto como funciona a Educação Infantil do município catarinense

Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed 03/04/2022 às 10:00
Professoras premiadas compartilham experiências de visita técnica à Educação de Blumenau, em Santa Catarina
A equipe de Maceió durante visita à Educação de Blumenau. Foto: Cortesia

As professoras da rede municipal de ensino de Maceió, Isanês da Silva e Leide Daiane, que estiveram em Blumenau, em Santa Catarina, para uma imersão técnica na Secretaria Municipal de Educação da cidade catarinense, destacaram as experiências adquiridas durante a viagem, que ocorreu no dia 18 de março, e que serão aplicadas nas instituições a qual elas pertencem.

Isanês da Silva é professora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Silvânio Barbosa, no Benedito Bentes, e Leide Daiane é educadora do Cmei Pompeu Sarmento, no Barro Duro. Ambas são autoras dos dois artigos científicos que receberam as maiores notas pela comissão científica de avaliação da I Mostra das Culturas Infantis, realizada em outubro de 2021. 

Durante a viagem, além da visita à Semed de Blumenau, onde puderam ver o outro lado, a visão de gestão, as educadoras também conheceram uma unidade de Educação Infantil. Para as pedagogas, a imersão na Educação do município catarinense só mostrou que Maceió está no caminho certo, de valorizar e priorizar a educação na primeira infância. 

“É interessante perceber que em regiões diferentes nos aproximamos e compartilhamos horizontes, pensar com responsabilidade em infâncias compostas por crianças protagonistas, unem profissionais da educação conscientes em todos os lugares. Após os estudos in loco, nós percebemos o quanto estamos caminhando com as mesmas bússolas em estradas diferentes”, falou Isanês da Silva. 

“Nós estamos seguindo o caminho certo. Porque nossa proposta, tanto do Cmei Pompeu Sarmento quanto do Município de Maceió, para a Educação Infantil, não está aquém. Ela está bem próxima de tudo que está sendo proposto em outros estados, então, isso nos deixa muito feliz”, declarou Leide Daiane.

A professora do Cmei Pompeu Sarmento também destacou o que já vem sendo feito na rede municipal da capital alagoana. “Além do mais, nós já estamos vivendo esse desemparedamento, o qual as crianças da nossa rede aproveitam experiências além dos muros da sala de aula, inclusive, nós professores também em relação a novos estudos”, concluiu Leide Daiane. 

A professora Isânes da Silva salientou a importância dessa troca de conhecimentos e vivências durante a viagem para Santa Catarina.

“A rede de Educação Infantil de Blumenau nos mostra o quanto é possível desemparedar as infâncias, a importância da documentação pedagógica, da parceria entre instituição e comunidade (transparência em relação ao funcionamento do CEI), da centralidade da criança no currículo e da valorização dos profissionais da educação de uma forma prática, perceptível e tátil", disse.

A pedagoga falou ainda que oportunidades como essa só agregam e valorizam o profissional da rede. ”O intercâmbio dessas vivências nos mostra que caminhamos firmes e por um bom caminho, e nos energiza e reconforto. Ofertar oportunidades de vivências como esta e valorizar nossas produções que são fruto de um trabalho responsável, amplia a importância deste trabalho cotidiano”, concluiu Isanês.

A professora Leide Daiane garantiu que o aprendizado vai gerar frutos. “Foi de suma importância para mim como professora, mas também para a instituição onde estou, o Cmei Pompeu Sarmento, porque podemos vivenciar essa experiência incrível. Então, essa viagem atravessa os desejos de conhecer como funciona a Educação Infantil de Blumenau e um sonho de trazer algo novo, reflexões para o nosso Cmei”, afirmou. 

Além das professoras premiadas, a equipe da visita foi formada por Luciane Rodrigues, Dirley Barbosa, Solange Tavares e Ana Cristine de Oliveira, representantes do CMEI Silvânio Barbosa e Escola Pompeu Sarmento, respectivamente. Toda a visita foi acompanhada pelas técnicas da Coordenadoria Geral de Educação Infantil da Semed, Juliane Souza e Rosimeire Tenório. O grupo foi bem recebido pela secretária de Educação de Blumenau, Patricia Luerdes, e sua equipe técnica responsável pela educação infantil do município.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.