Professoras pioneiras do Núcleo de Línguas Estrangeiras falam sobre os mais de 25 anos dedicados à educação

Givanilda Rodrigues e Fátima Vasco são docentes do núcleo desde a fundação

Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed 22/12/2022 às 16:28
Professoras pioneiras do Núcleo de Línguas Estrangeiras falam sobre os mais de 25 anos dedicados à educação
Givanilda Rodrigues e Fátima Vasco, precursoras do Núcleo de Línguas Estrangeiras. Foto: Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed

O projeto que levaria o ensino de idiomas estrangeiros para os estudantes da rede pública de ensino municipal e para a comunidade dos bairros onde estão localizados foi idealizado antes da virada do milênio, em 1999, contando com o trabalho e a dedicação de 18 professores de espanhol, francês e inglês, que participaram da criação do Núcleo de Línguas Estrangeiras.

Dentre os professores escolhidos para dar vida ao núcleo estavam as professoras Givanilda Rodrigues e Fátima Vasco, que há mais de 25 anos atuam na sala de aula e nesta sexta-feira (23) vão se aposentar.

As professoras durante os mais de 25 anos de serviços prestados à educação de Maceió deixam um legado de dedicação, trabalho árduo e de carinho pelas línguas estrangeiras, já que mais de mil alunos tiveram acesso ao aprendizado gratuito e de qualidade de uma nova língua.

São diversas as histórias de mudanças de vida que tomaram forma por conta do ensino de um novo idioma. A professora Fátima Vasco contou como surgiu a idealização do projeto e o sentimento que fica após tantos anos de serviço. 

“Ele foi idealizado em 1999 pela então secretária de educação Betânia Toledo, na gestão da então prefeita Kátia Born. Seria uma espécie de cultura para alunos da rede, os quais iriam aprender um idioma. Tivemos a abertura no ano de 2.000, com espanhol , inglês e francês. Foi uma persistência de nós professores para que o núcleo nunca morresse. Foram quase 23 anos só no Núcleo, muito aprendizado e o sentimento é de dever cumprido e gratidão”, revelou.

 A docente enfatiza, ainda, um dos momentos marcantes que o núcleo lhe proporcionou. “Toda trajetória do núcleo foi marcante, mas o que mais me marcou foi reencontrar um aluno que eu dei aula no curso de espanhol e ver ele, depois de formado, em um Congresso de Espanhol, como professor. É emocionante saber que ele gostou tanto da língua que resolveu ensiná-la para outras pessoas”, finalizou a professora, que foi coordenadora por seis anos.

A professora Givanilda Rodrigues explicou qual o sentimento que fica após tantos anos de sala de aula. “Me sinto muito feliz. Estou me aposentando pois já são mais 25 anos de sala de aula, formando muitos alunos na língua espanhola. Formei alunos que se tornaram professores de espanhol. Outros seguiram a carreira de turismo e hotelaria. Desejo que esse núcleo nunca tenha fim. Estou saindo convicta de que cumpri o meu dever”, testemunhou.

Com palavras de carinho, a docente se emocionou a relembrar de sua trajetória como professora de espanhol. “Me emociona saber que não irei mais estar presente todos os dias neste núcleo, uma segunda casa, vida que segue e o carinho sempre estará presente”, concluiu emocionada.

O professor e coordenador do Núcleo de Línguas Estrangeiras, Jefferson Simons, destacou sobre a importância e o respeito profissional que tem por Givanilda Rodrigues e Fátima Vasco, as duas pioneiras.

“Essas duas professoras fazem parte da fundação do Núcleo de Línguas Estrangeiras. Muitas vezes, elas arcaram do próprio bolso para manter o núcleo vivo, sempre lutando para que esse projeto não acabasse. Se hoje sou coordenador, eu devo a elas que mantiveram vivo o núcleo. Elas deixam um legado de determinação e de manter vivo o projeto em prol da comunidade. Desde o início do núcleo já passaram mais de mil alunos. Elas deixaram a marca no Núcleo do Jacintinho”, reconheceu.

O professor finaliza agradecendo por todo serviço e carinho prestado ao Núcleo. “Desejo as minhas colegas felicidades, pois merecem esse descanso. Mais de 25 anos dedicados à educação. O Núcleo de Línguas agradece por todo o carinho, toda a dedicação, amor e esforço prestado pelas professoras”, agradeceu.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.