Professora lança livro sobre práticas pedagógicas para estudantes com deficiência intelectual

Disseminação de produções acadêmicas dos docentes da rede é um dos objetivos do Núcleo de Avaliação e Pesquisa (NAP)

Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed 25/04/2022 às 12:47
Professora lança livro sobre práticas pedagógicas para estudantes com deficiência intelectual
Professora Tarciana Damato é uma das organizadoras do livro sobre deficiência intelectual. Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) organizou, nesta segunda-feira (25), uma sessão de autógrafos do livro ‘Atendimento Educacional Especializado para Estudantes com Deficiência Intelectual - aspectos conceituais, legais e práticos’, com uma das organizadoras da obra, a professora da rede municipal de ensino, Tarciana Angélica Damato. A organização do livro contou, ainda, com as docentes Neiza de Lourdes e Soraya Guimarães.

A sessão de autógrafos contou com a participação de técnicas do Núcleo de Avaliação e Pesquisa (NAP).

A obra, publicada pela Edufal, aponta para uma reflexão em torno da questão histórica e educacional da pessoa com deficiência intelectual.

Formada em educação física e pedagogia, com doutorado em Roma, na Itália, Tarciana Angélica Damato, pesquisa a educação inclusiva.

A especialista conta que o livro é fundamental para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem desses alunos, podendo ser trabalhado em qualquer nível educacional, desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).

Uma das organizadoras do livro e professora da rede municipal, Tarciana Damato. Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed
Uma das organizadoras do livro e professora da rede municipal, Tarciana Damato. Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed

"São leituras como essas que são fundamentais para que os alunos com deficiência não sejam colocados como historicamente de lado, não sejam estigmatizados, não exista preconceito. É bom que deixemos claro, que o aluno com deficiência é aluno da escola, não é aluno apenas da educação especial. Esse livro traz justamente esse elo com a educação especial em relação ao aluno com deficiência intelectual, mas com todo apoio aos professores dentro da sala de aula", enfatiza Tarciana.

As docentes organizaram os artigos presentes no livro com o intuito de desmistificar a pedagogia utilizada com os alunos com deficiência intelectual. A obra foi lançada em 2019, mas devido à pandemia, a divulgação foi adiada.

A coordenadora do NAP, Natércia Lopes, enfatiza que existe uma demanda significativa por práticas que eliminem as barreiras dentro da escola e garantam a plena participação de todos os estudantes.

Coordenadora do NAP (esq.) Natércia Lopes e professora Tarciana Damato. Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed
Coordenadora do NAP (esq.) Natércia Lopes e professora Tarciana Damato. Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed

Natércia Lopes explica que o Núcleo é responsável por realizar um plano de ação e estímulo à produção científica para mostrar o que os docentes estão produzindo dentro das escolas, já que o Plano Municipal de Educação, na Meta 11, tem como princípio incentivar a inserção de docentes em pós-graduações.

“O caso da professora Tarciana mostra que a qualidade da educação do nosso Município passa pelo atendimento ao direito constitucional que é a inclusão. Nós temos estudantes com deficiência em nossa rede e professores que buscam formações nestas áreas e novas perspectivas para seu ensino. Esse livro representa o olhar inclusivo que reflete os estudos sobre a temática, proporcionado pelos projetos do NAP", informa Natércia Lopes.

Serviço

O exemplar do livro pode ser adquirido na editora Edufal e também pode ser solicitado através do e-mail tarcianadamato@semed.maceio.al.gov.br.

Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed
Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed
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