Professor de escola municipal apresenta em São Paulo resultados de projeto social

Gincana JornadaX Orizon é uma ação nacional que foi realizada em 2023 na Escola Municipal Padre Brandão Lima

Jamerson Soares/Ascom Semed 08/03/2024 às 14:40
Professor de escola municipal apresenta em São Paulo resultados de projeto social
Professor da Escola Brandão Lima apresenta ação de projeto social em São Paulo. Foto: Cortesia/Instituto Orizon

O professor Elton Ferreira da Silva, da Escola Municipal Padre Brandão Lima, localizada na Cidade Universitária, apresentou em São Paulo os resultados de um projeto social nacional realizado com os estudantes da unidade de ensino. Trata-se da gincana "JornadaX Orizon", que teve como objetivo fomentar a sensibilização e a consciência sobre a preservação do meio ambiente, através de jogos e dinâmicas sustentáveis.

O projeto é realizado em diversas escolas por todo o Brasil pela Orizon, uma empresa de resíduos ambientais que busca a construção de uma sociedade mais sustentável e com economia circular. Em Maceió, a Brandão Lima foi a única escolhida para participar.

A apresentação aconteceu na quarta-feira (6), durante o lançamento do Instituto Orizon Social, no edifício Aya Hub. Segundo Elton, ele foi o único professor no Brasil a ser convidado para compartilhar as experiências e as mudanças promovidas entre os alunos ao participarem da gincana. O professor também disse que participou ativamente na criação das atividades e brincadeiras do projeto, e participou da comissão organizadora.

"Fiquei muito orgulhoso. Não imaginava que essa participação me levaria a representar a Padre Brandão Lima em SP e levar as atividades pedagógicas realizadas em nossa escola para o lançamento de um instituto tão importante e necessário para o desenvolvimento de uma economia sustentável", destacou o professor.

Ainda segundo Elton, alguns resultados do projeto na escola foram visíveis, como o desenvolvimento e a consolidação do protagonismo jovem em relação à participação dos alunos na construção de um mundo mais sustentável.

"Esse protagonismo mudou a forma como os jovens se dedicaram aos estudos, passaram a perceber que são sujeitos ativos na conquistas de metas pessoais e agentes transformadores da sua comunidade. Levar o nome da Semed e da Escola Municipal Padre Brandão Lima a este evento foi muito importante para a promoção e divulgação positiva do nosso fazer pedagógico realizado na escola", disse.

A gincana

Na Escola Municipal Brandão Lima, todas as turmas participaram das dinâmicas. Elton contou que a Orizon sugeria o tipo de prova e ele criava cada uma delas. Era a partir de um aplicativo digital disponibilizado pela Orizon que os alunos computavam os pontos conquistados em cada desafio.

Atividades como a organização de um mutirão (a escola escolheu fazer uma horta na unidade), uma atividade física (foi decidido fazer um cabo de guerra entre os alunos), um quiz com perguntas sobre o meio ambiente e questões de outros disciplinas, além da elaboração de um tabuleiro humano.

O projeto JornadaX Orizon é resultado da parceria entre o Instituto Orizon Social e a ONG LiveLab, criadora da metodologia pedagógica Jornada X, com o intuito de levar ações gameficadas para as escolas.

A gincana tem como objetivo engajar jovens, educadores e lideranças comunitárias para promover o desenvolvimento sustentável em suas comunidades. Sua primeira edição foi realizada em 2023. No total, 13 escolas no Brasil participaram, seis municípios envolvidos e 7.802 pessoas foram beneficiadas.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.