Prefeitura leva salas de aulas da Educação de Jovens, Adultos e Idosos ao Mercado do Artesanato

Matrículas já podem ser feitas a partir desta quarta-feira (20), na sede do Mercado do Artesanato, na Levada

Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed 19/04/2022 às 08:20
Prefeitura leva salas de aulas da Educação de Jovens, Adultos e Idosos ao Mercado do Artesanato
Trabalhadores poderão estudar no mesmo ambiente de trabalho. Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed

Não somente alfabetizar, mas também profissionalizar. Com esse objetivo, a Prefeitura de Maceió, por meio das Secretarias Municipais de Educação, e do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, vai ofertar aulas da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e curso profissionalizante no Mercado do Artesanato da capital. As matrículas começam na manhã desta quarta-feira (20), na sede do Mercado do Artesanato, na Levada.

Podem se matricular pessoas com idade superior a 15 anos, que não tenham concluído o Ensino Fundamental I, e a partir de 18 anos, para quem não finalizou o Ensino Fundamental II. Para garantir a matrícula, o interessado deve levar cópias e originais do RG, CPF e comprovante de residência, além de uma foto 3X4.

As vagas são ilimitadas e destinadas apenas às pessoas que trabalham nos Mercados Municipais da região e moradores do entorno. No ato da matrícula, os alunos irão optar pelo turno em que têm interesse de estudar, ou manhã ou tarde.  As aulas estão previstas para começarem no segundo semestre de 2022.

Essa iniciativa busca trazer esses alunos de volta à sala de aula, dentro do próprio ambiente de trabalho, conforme explica o coordenador da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Ricardo Almeida. 

“O principal escopo de alfabetizar os trabalhadores do mercado de Maceió em seu local de trabalho, trata-se de uma forma de oferta que busca o atendimento educacional dos sujeitos da modalidade da EJAI, que possuam empecilhos para as atividades presenciais nas escolas”, disse.

Serão ofertadas aulas de Língua Portuguesa e Matemática, além do curso de corte e costura, para valorizar ainda mais o artesanato local. A proposta pedagógica é a mesma da EJAI. Este ano de 2022, a modalidade de ensino sofreu algumas alterações, tendo o empreendedorismo, por meio de cursos profissionalizantes, acrescentado à matriz curricular.

As aulas serão ministradas no primeiro andar do Mercado do Artesanato. O local receberá duas salas de aulas, mais uma sala para o curso de corte e costura. O ambiente passará por todos os reparos possíveis para dar conforto e segurança aos estudantes.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.