Prefeitura de Maceió investe em programas de alfabetização e incentivo à leitura

Ações são executadas nas escolas municipais e comunidades

Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed 08/09/2022 às 12:11
Prefeitura de Maceió investe em programas de alfabetização e incentivo à leitura
Prefeitura de Maceió investe em programas de alfabetização e estímulo à leitura. Foto: Ascom Semed

O Dia Mundial da Alfabetização é comemorado nesta quinta-feira (8). A Prefeitura investe na execução de ações que aprimoram o processo de alfabetização para os mais de 55 mil estudantes da rede pública municipal de ensino, como o programa Alfabetiza Maceió e os projetos Conquista Maceió e A Escola Vai Até Você.

O Alfabetiza Maceió, por exemplo, foi criado em setembro de 2021, com o objetivo de fortalecer a alfabetização dos alunos através da formação continuada dos professores.

O Conquista Maceió oportuniza aos alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental a desenvolverem habilidades de escrita e leitura com atividades realizadas no contraturno das aulas para os estudantes que têm dificuldades no processo de alfabetização.

O Escola Vai Até Você estimula à leitura e é dirigido às comunidades, em especial às pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental.

Dia Mundial da Alfabetização é celebrado nesta quinta (8). Foto: Ascom Semed
Dia Mundial da Alfabetização é celebrado nesta quinta (8). Foto: Ascom Semed

“É muito importante o fato de a gente ter o Dia Mundial da Alfabetização, pois valorizamos os aspectos da educação e o foco que é deixar os nossos estudantes alfabetizados no tempo certo. Nesse processo, quanto secretaria, a gente trabalha aspectos voltados ao acompanhamento pedagógico, análise, planejamento e monitoramento”, explicou a coordenadora de Ensino Fundamental, Juliane Medeiros.

Além dos projetos já citados, há outras ações da Semed que aprimoram o ensino-aprendizagem dos estudantes em sala de aula e na vida, como as Olimpíadas de Língua Portuguesa, de Matemática, saraus e oficinas de poesia, oficinas de crônicas e o ônibus da Biblioteca Móvel.

Mais da metade dos alunos do 5º ano (63%) estão no nível regular de alfabetização. Foto: Ascom Semed
Mais da metade dos alunos do 5º ano (63%) estão no nível regular de alfabetização. Foto: Ascom Semed

Resultados

No primeiro semestre de 2022 foi feito um mapeamento na rede de ensino de Maceió para identificar e avaliar o nível de alfabetização dos estudantes do Ensino Fundamental.

Foi constatado que dos 6.571 estudantes matriculados do 5º ano, 63% estão alfabetizados. Ou seja, mais da metade dos alunos da rede, que estudam nessa série, conseguiram estar em um nível regular de alfabetização. As causas para esse avanço se deve à realização de múltiplas ações nas escolas.

Para Juliane Medeiros, as ações que estão sendo implementadas na educação de Maceió e os resultados positivos entre os estudantes e a escola é motivo de celebração.

“Quando a gente faz um levantamento mensal de como estão os níveis de alfabetização e quando as escolas nos mostram uma evolução é motivo para celebrar. A gente acredita que ao final do ano letivo teremos um resultado significativo em relação aos estudantes”, informou.

Dia Mundial da Alfabetização

O Dia Mundial da Alfabetização foi instituído no dia 8 de setembro de 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A data tem o objetivo de ressaltar a importância da alfabetização para o desenvolvimento social e econômico mundial.

Para buscar apoio de governos e organizações sociais, a ONU estabeleceu seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas em diferentes áreas a serem alcançadas até 2030.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.