Prefeitura de Maceió amplia programa Amanhecer para mais de 20 mil alunos do Ensino Fundamental

Diretoras destacam que café da manhã servido nas escolas municipais melhora aprendizado dos estudantes

Julita Bittencourt (estagiária)/Ascom Semed 16/03/2022 às 17:30
Prefeitura de Maceió amplia programa Amanhecer para mais de 20 mil alunos do Ensino Fundamental
Alunos do Ensino Fundamental agora contam com o café da manhã nas escolas. Foto: Julita Bittencourt/Ascom Semed

A vida das famílias com filhos matriculados nas escolas municipais tem sido transformada desde que a Prefeitura de Maceió ampliou para 20 mil estudantes a quantidade de alunos do Ensino Fundamental que tomam café da manhã nas unidades de ensino do Município. Implantado no segundo semestre de 2021, o programa Amanhecer atende crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, dos quais mais de 70% pertencem a famílias de baixa renda. Antes, o programa atendia apenas as crianças da Educação Infantil.

Uma das famílias beneficiadas é a da dona de casa Charlyanna Messias, 25 anos. Ela é mãe de quatro crianças e todas estão matriculadas na rede municipal de ensino de Maceió. Ana Clara e Brenda, de 7 e 6 anos, respectivamente, estudam na Escola Municipal Jarede Viana, no Clima Bom. Já o Alexandro, 10 anos, e Gabriela, de 9, estão na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, no Conjunto Rosane Collor. 

Desempregada, a mãe se emociona ao falar sobre a importância dos filhos terem segurança alimentar dentro da escola. “Não é sempre que eu tenho dois ou três reais para comprar pão pra eles. E agora esse café da manhã é um alívio pra mim, porque eu sei que elas vão se alimentar”, revelou Charlyanna.

A mãe ainda falou sobre a mudança de comportamento das crianças que estão se alimentando bem graças ao Programa Amanhecer. “Elas ficam alegres quando chegam em casa, falando o que comeu na escola. Então, pra mim é um alívio porque nem sempre tenho dinheiro pra comprar algo pra eles comerem”, disse.

As pequenas Brenda e Ana Clara aprovaram o desjejum oferecido na escola Jarede Viana e ainda revelaram qual o alimento preferido. “Eu gosto de banana e me sinto mais forte pra estudar”, disse Brenda. Já Ana Clara afirmou que ama se alimentar na escola. “Eu gosto de comer tudo, principalmente macaxeira”, revelou.

O objetivo do programa Amanhecer é oferecer uma alimentação balanceada e nutritiva a todos os estudantes da rede, antes disponível apenas para as crianças da Educação Infantil. 

Diretora de escola, Roxana Araújo, reconhece importância do café da manhã para alunos. Foto: Julita Bittencourt (estagiária)/Ascom Semed
Diretora de escola, Roxana Araújo, reconhece importância do café da manhã para alunos. Foto: Julita Bittencourt (estagiária)/Ascom Semed

A diretora da Escola Jarede Viana, Roxana Araújo, revela a mudança no desempenho dos alunos após a implementação do desjejum. “A grande diferença é em relação à participação dos estudantes, que agora estão mais ativos. Porque se uma criança está alimentada, ela participa e desenvolve melhor suas atividades. E o desenvolvimento delas só tende a melhorar”, disse.

Charlyanna Messias ao lado da diretora da escola, Roxana Araújo. Foto: Julita Bittencourt (estafiária)/Ascom Semed
Charlyanna Messias ao lado da diretora da escola, Roxana Araújo. Foto: Julita Bittencourt (estafiária)/Ascom Semed

A ampliação da oferta de uma alimentação nutritiva também minimiza os impactos da insegurança alimentar das crianças que pertencem a famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, assim como para a família de Charlyanna. É o que destaca a diretora Roxana. 

“O café da manhã é muito importante na vida de um aluno da rede pública de Maceió. Todo mundo que trabalha na rede municipal de ensino sabe que a maioria desses alunos chega às escolas não alimentados. E é aqui onde eles fazem as únicas refeições dos dias.”, salientou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.