Planejamento Estratégico 2024 busca melhoria na rede municipal de ensino

Encontro contou com a presença da secretária Jó Pereira, coordenadores e técnicos da Secretaria de Educação de Maceió

Julita Bittencourt e Jamerson Soares/Ascom Semed 31/01/2024 às 12:19
Planejamento Estratégico 2024 busca melhoria na rede municipal de ensino
Público discutiu e alinhou ações prioritárias. Foto: Mariel Matias/Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) realizou, nesta quarta-feira (31), o planejamento estratégico para o ano letivo de 2024, na Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), no bairro Farol. O objetivo foi discutir, dialogar e alinhar as ações prioritárias, dentro do Plano Municipal de Educação, para assegurar melhorias para a rede municipal de ensino.

A secretária de Educação, Jó Pereira, a secretária-adjunta, professora Noêmia Barroso, a subsecretária de Gestão Pedagógica, Maria Vilma, e a superintendente de Governança, Marcelle Telles, marcaram presença no encontro formativo, além de coordenadores e técnicos da Semed.

Inicialmente, os gestores assistiram a uma palestra da assessora especial da Semed, Rita Ippolito. Em sua apresentação, a especialista em educação trouxe um panorama, com dados, da rede nos últimos três anos, bem como traçou alguns pontos sobre os objetivos do plano de ação da Semed, os desafios e metas para a alfabetização dos estudantes na idade certa.

Em seguida foi a vez dos diretores e coordenadores apresentarem um plano de ação com base nos diagnósticos de 2023 e anos anteriores.

Durante o encontro, Jó Pereira pontuou que o compromisso com a melhoria da educação pública de Maceió é coletivo e desafiador.

“Tirar do mundo das ideias, colocar no papel e executar aquilo que foi planejado coletivamente, dividido e compartilhado, depende do esforço de todos, não só da secretária. E esse comprometimento só vem quando a gente coloca no coração que as ações a serem executadas farão a diferença no dia a dia das nossas crianças e jovens”, destacou a secretária de Educação de Maceió.

Noêmia Barroso, em sua fala, destacou a importância do planejamento para que as ações sejam exitosas: “É importante para visualizarmos a Semed não só como equipe de profissionais, mas como uma rede onde cada ação pensada chegue lá na ponta, nos nossos alunos, que estão na sala de aula. E a oportunidade de transformação está nas nossas mãos. Por isso que muitos dizem: como é nobre ser educador. Então, que cada um de vocês pense na educação não só como gestão do ensino, gestão escolar, mas como rede de ensino e de aprendizagem”.

Já a subsecretária Maria Vilma afirmou que toda atuação e contribuição pensadas dentro do planejamento estratégico devem visar o desenvolvimento das escolas e estudantes.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.