Pinturas em galerias pluviais promovem interação e conscientização ambiental a estudantes da rede municipal

Objetivo do projeto 'O Mar e a Lagoa Começam Aqui' é ressignificar espaços públicos da cidade e integrar o aluno ao processo de ensino-aprendizagem

Ascom Semed 04/03/2022 às 12:34
Pinturas em galerias pluviais promovem interação e conscientização ambiental a estudantes da rede municipal
Estudantes criam pinturas em galerias pluviais próximo a escolas municipais. Foto: Ascom Semed
Projeto estimulou criatividade dos estudantes. Foto: Ascom Semed
Projeto estimulou criatividade dos estudantes. Foto: Ascom Semed

Tinta, pincel na mão, diversão e muito aprendizado têm marcado as ações de pintura em galerias pluviais do projeto 'O Mar e a Lagoa Começam Aqui', realizadas com estudantes da rede pública municipal de ensino em diversos pontos da cidade de Maceió, com o objetivo de ressignificar espaços públicos da cidade e preenchê-los de arte, além de levar conhecimento acerca da conscientização da preservação ambiental.

A artista visual, Joyce Nobre, coordenou a ação em uma das escolas. Foto: Ascom Semed
A artista visual, Joyce Nobre, coordenou a ação em uma das escolas. Foto: Ascom Semed

Artistas visuais da capital vêm ministrando momentos de interação com os estudantes durante as pinturas das galerias pluviais. As crianças têm se divertido ao colorir os espaços públicos, levando mensagens de conscientização ambiental aos maceioenses.

“Esse momento de intervenção artística que estamos vivendo é extremamente importante. Isso acontece principalmente porque temos aqui os melhores agentes de transformação participando, que são as crianças. Me alegra muito ver o entusiasmo das crianças e poder ajudá-los a entender um pouco mais sobre conscientização ambiental, esse é o nosso papel através da arte”, afirmou a artista visual, Joyce Nobre.

O artista visual, Pedro Lucena, coordenou a ação na Escola Nosso Lar. Foto: Ascom Semed
O artista visual, Pedro Lucena, coordenou a ação na Escola Nosso Lar. Foto: Ascom Semed

O artista visual, Pedro Lucena, ficou responsável por coordenar a ação com cerca de 15 estudantes da Escola Municipal Nosso Lar, no bairro Vergel do Lago. No primeiro momento, os alunos foram a um auditório da escola para assistir a uma oficina com o intuito de despertar a criatividade artística através do desenho no papel em branco.

"Acho muito importante que a comunidade, através das crianças, participe porque eles se sentirão representados na ação proposta pela Prefeitura. A ideia é dar as crianças o papel de protagonistas. As ideias serão discutidas e também executadas por elas. Há de despertar o olhar da comunidade para a importância de não jogar o lixo na rua, fazendo assim com que os bueiros entupam e a água da chuva alague as ruas", afirmou Lucena.

Professora, Hilda Lacerda. Foto: Ascom Semed
Professora, Hilda Lacerda. Foto: Ascom Semed

Os trabalhos foram realizados com a companhia de professores e coordenadores. A professora e escritora, Hilda Lacerda, leciona há 15 anos. Ela diz que a comunidade precisa dessa integração com a arte.

"Tudo é arte, a vida é cheia de arte. A comunidade precisa dessa integração, dessa interação, desse novo olhar. As crianças gostam da arte, pedem para desenhar, é muito bacana. A arte transforma, é poesia, vida", disse a professora.

Com brilho nos olhos, o estudante do 3º ano do Ensino Fundamental, Adriano dos Santos, 10 anos, explicou o que desenhou e afirmou que queria ser artista quando crescesse. "Gosto de desenhar, de pintar. Meu sonho é ser artista quando crescer. Estou gostando de ficar aqui desenhando, pintando, me sinto bem. Desenhei um sol, um mosquito, flores, nuvens e está chovendo", contou o estudante.

A estudante, Ana Gabriele da Silva, 9 anos, também gosta de pintar e disse que queria ser professora de artes. "Estou gostando muito de pintar aqui. Fiz um sol, peixes, o mar azul. Achei legal o que eu desenhei. Quando crescer quero ser professora", revelou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.