Pesquisadores da Educação participam de capacitação sobre coleta de dados em campo

Após a capacitação, os técnicos realizarão levantamentos em todas as unidades de ensino do município

Luan Oliveira (estagiário) / Ascom Semed 12/01/2022 às 16:20
Pesquisadores da Educação participam de capacitação sobre coleta de dados em campo
Foto: Pedro Farias / Ascom Semed

Técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram nesta quarta-feira (12) de uma qualificação em coleta de dados, ministrada pelos pesquisadores Erickson Calheiros e Fillipi Nascimento. O aprendizado deve guiar a atuação de 18 técnicos do Observatório Educacional do Município de Maceió (Obem), que irão fazer levantamentos nas comunidades escolares de todas as unidades do município.

O pesquisador Fillipi Nascimento, da Universidade Federal de Pernambuco, dá mais detalhes sobre a capacitação. “Orientamos eles a como abordar questões sensíveis associadas ao contexto de vulnerabilidade de alguns dos possíveis entrevistados, sobre os desafios da pesquisa social e sobre a necessidade de dados sobre as condições de vida dos estudantes da rede municipal”, detalha.

De acordo com o estudante-pesquisador do Obem, Charlesson Bezerra, os dados serão importantes para a elaboração de políticas públicas educacionais. “Maceió é um dos municípios que faz pouco uso da pesquisa com dados quantitativos. Esse levantamento irá ajudar ainda mais nas tomadas de decisões para a elaboração de políticas públicas para a educação”, conta.

O trabalho de levantamento de dados, que deve se iniciar nesta segunda-feira (17), envolverá todas as comunidades ao redor das 142 unidades escolares do município. As famílias responderão perguntas sobre suas situações socioeconômicas, de mobilidade urbana e outros fatores que podem influenciar o aproveitamento escolar dos estudantes.

“O objetivo é capacitar os profissionais da Semed, especificamente do Observatório, com ferramentas que possibilitem uma melhor atuação no trabalho de campo. Queremos capacitá-los para coletar esses dados que servirão para formular políticas públicas melhores no nosso município”, diz o pesquisador Erickson Calheiros, da Universidade Federal de Alagoas.

Fillipi Nascimento diz que a futura ação da secretaria chega para somar. “Essa iniciativa soma-se a outras empreendidas pela Semed com o intuito de melhor embasar as políticas públicas educacionais do município”, afirma.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.