Pela primeira vez, rede municipal de ensino terá eleição unificada para conselheiros

Processo também é o primeiro desde o início da pandemia. Conselheiros escolares exercem papel de cogestores e de controle social nas unidades de ensino

Luan Oliveira (estagiário)/Ascom Semed 09/03/2022 às 08:30
Pela primeira vez, rede municipal de ensino terá eleição unificada para conselheiros
Foto: Luan Oliveira (estagiário)/Ascom Semed

Pela primeira vez, as escolas da rede pública de Maceió vão realizar a eleição dos seus conselhos de forma unificada, no dia 21 deste mês. Com o tema 'Controle social na prática, conselho escolar em foco', o pleito ocorrerá em 135 escolas, simultaneamente, onde pais, alunos e profissionais da Educação irão escolher seus representantes no órgão colegiado.

Os conselhos escolares têm como objetivo contribuir como cogestor das escolas e deliberar sobre temas de interesse para a comunidade, além de supervisionar a aplicação das verbas nas escolas.

Organizada pela Coordenadoria de Gerenciamento e Organização Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o momento marcará a primeira vez em que as eleições ocorrem desde o início da pandemia, quando os atuais mandatos foram prorrogados. Os conselheiros possuem mandatos de dois anos.

Coordenadora Marta Palmeira (esq) e a técnica Luziete de Lima (dir). Foto: Luan Oliveira (estagiário)/Ascom Semed
Coordenadora Marta Palmeira (esq) e a técnica Luziete de Lima (dir). Foto: Luan Oliveira (estagiário)/Ascom Semed

A coordenadora de Gerenciamento e Organização Escolar, Marta Palmeira, informa que o tema foi pensado para reforçar o papel da gestão democrática dos conselhos.

“Queremos enfatizar a importância desses colegiados nas unidades de ensino, aprofundando o exercício de práticas democráticas. Esse órgão divide responsabilidades e delibera junto da direção das escolas, com foco no interesse coletivo”, pontua Marta.

No processo, cada segmento elege o seu representante. Votam e se candidatam pais, alunos maiores de 18 anos, técnicos e professores efetivos das escolas. Os conselheiros devem tomar posse no dia 6 de abril, com uma cerimônia festiva. Será a primeira vez em que a posse é marcada por um evento, possibilitado agora pela unificação do pleito.

A técnica da Coordenadoria de Gerenciamento e Organização Escolar, Luziete Leonardo de Lima, revela que a Semed dará todo suporte ao processo.

“Vamos garantir que esse processo ocorra da melhor maneira possível, com todos os que compõem a comunidade escolar tendo o seu direito de voz e voto”, diz.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.