Passeio cultural proporciona a alunos da rede municipal diversão e aprendizado

Redação 18/11/2021 às 11:42
Passeio cultural proporciona a alunos da rede municipal diversão e aprendizado

Atividades faz parte da programação de 111 anos do Teatro Deodoro, que começou no dia 15 e vai até o dia 19 deste mês

Nesta quinta-feira (18), mais de 200 alunos da Rede Municipal de Maceió tiveram um dia cultural ao realizarem um passeio no Complexo Cultural do Teatro Deodoro. A atividade faz parte da programação de aniversário de 111 anos do teatro, que começou no dia 15 e vai até o dia 19 deste mês.

Na manhã desta quinta, cerca de 70 estudantes das escolas Professora Neide de Freitas França, do Povoado Saúde, e Professora Eulina Ribeiro Alencar, do Jacintinho, participaram de atividades culturais no local.

O início do passeio foi marcado por uma roda de capoeira com o Grupo Engenho Velho, na Praça Deodoro, no Centro de Maceió, onde os alunos dançaram e se divertiram. Danilo, 11, do 5° ano da Escola Neide França, estava empolgado. “Gostei muito de ver eles lutando capoeira. Fiquei até com vontade de participar”, disse.

Em seguida, no Complexo Cultural, as crianças aprenderam um pouco sobre as histórias dos Quilombos dos Palmares em Alagoas. Logo após uma breve introdução histórica, os alunos visitaram e se divertiram aprendendo a dançar coco de roda, na sala de dança, e também um pouco sobre a origem da dança regional.

Vitória, 11 anos, disse que gostou de aprender a dançar coco. “Eu gostei demais porque eu nunca tinha dançado coco de roda”, disse a menina. Marina, 10 anos, falou sobre o passeio. “Estou achando ótimo, gostei de tudo”, pontuou empolgada.

Marco Barros falou sobre o conhecimento histórico que os alunos terão com o passeio. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Para o diretor da Escola Neide França, Marco Barros, o passeio tem papel fundamental para o aprendizado dos alunos. “Nossa unidade fica em uma região praticamente de zona rural, então algumas dessas crianças nunca foram ao teatro. Então, essa atividade é muito importante para eles entenderem nossa cultura e sair um pouco do ambiente escolar”, destacou.

Já na noite de quarta-feira (16) foi a vez dos alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos da Escola Arnon de Melo, do Jacintinho, e da Escola Nosso Lar, Ponta Grossa, que tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo musical Coisa de Preto.

A professora de arte da escola, Roberta Acyoli, falou sobre a importância do passeio cultural para os alunos. “O resultado não poderia ser outro. É uma atividade de grande valia e muito esclarecedor para eles entenderem a história do Teatro Deodoro”, disse.

Na sexta-feira (19), será a vez das Escola Jayme Altavila, da Santa Lúcia, Escola Dom Antônio Brandão, no Tabuleiro dos Martins e Escola Neide França, do Povoado Saúde, e o Centro Municipal de Educação Infantil Herme Miranda, do Tabuleiro do Martins.

Julita Bittencourt (estagiária) / Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.