Parcerias buscam expandir participação da agricultura familiar na merenda escolar

Redação 07/07/2021 às 08:10
Parcerias buscam expandir participação da agricultura familiar na merenda escolar

Conafer e FNDE ajudarão a rede na capacitação dos agricultores e coleta de dados sobre a oferta de alimentos da região

Anna Carla Luna, coordenadora do Setor de Alimentação e Nutrição Escolar (Sane), diz que a parceria será de extrema importância para Maceió – Foto: Luan Oliveira

A parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) tem o potencial de melhorar a qualidade das merendas fornecidas na rede municipal de ensino, aumentando a presença de alimentos oriundos da agricultura familiar no prato dos estudantes. A Educação de Maceió poderá contar agora também com apoio técnico da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares (Conafer) na prospecção e qualificação dos fornecedores.

Anna Carla Luna, coordenadora do Setor de Alimentação e Nutrição Escolar (Sane), diz que a parceria será de extrema importância para Maceió. Com a Lei 11.947, os municípios têm a obrigação de adquirir no mínimo 30% dos alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar.

A nutricionista diz que todos têm a ganhar com a iniciativa. “Ter uma aproximação maior com os agricultores, pensar estratégias para ter mais agricultores para fornecer alimentos para os nossos alunos são grandes benefícios para a nossa rede. Ganha o nosso aluno, com uma alimentação mais regionalizada, mais saudável, e também ganham nossos agricultores, que poderão escoar a produção e permanecer no campo”, avalia a coordenadora.

Ter uma aproximação maior com os agricultores é um grande benefício para a nossa rede”, diz Anna Carla Luna – Foto: Luan Oliveira

A pauta foi discutida na última semana com representantes da Conafer, FNDE, e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Na oportunidade os gestores foram recebidos pela Secretária Adjunta de Educação, Emília Caldas, e pelo o Secretário Adjunto de Governança, Rogério Lima. Participaram ainda da reunião o Setor de Alimentação e Nutrição Escolar (Sane) e o Conselho Municipal de Educação.

“O FNDE e a Conafer estão apoiando os estados e municípios no fortalecimento da agricultura familiar no âmbito da alimentação escolar. Apresentamos a eles a execução da modalidade familiar na alimentação de Maceió”, detalha Emília Caldas

Secretária Adjunta de Educação Emília Caldas e Secretário Adjunto de Governança Rogério Lima estiveram presentes na reunião Foto: Luan Oliveira

Durante a reunião, a gestão relatou algumas estratégias adotadas para aumentar a confiança da rede nos produtores da agricultura familiar. Nesse sentido, foram destacados os esforços de qualificação dos agricultores para viabilizar a documentação necessária para a venda dos alimentos da agricultura familiar ao município e a adaptação dos cardápios das escolas para o que é produzido na região.

Reginaldo Nascimento, coordenador de projetos da Conafer, diz que a expectativa para Maceió é grande. “O trabalho que é desenvolvido já é muito bem feito, a gente viu um compromisso muito grande. Pretendemos somar esforços para que a política pública tenha êxito”, pondera.

“Apoiamos o agricultor na regularização de terras, na capacitação, na comercialização. Aqui foi citado que a capacitação dos agricultores é uma das dificuldades, então pretendemos trabalhar com esse objetivo principal”
A Coordenadora-Geral do PNAE, Karine Santos reafirma que os alimentos da agricultura familiar são mais saudáveis e naturais. “Esperamos que a nossa articulação com a prefeitura de Maceió seja ainda mais forte e que a gente possa dar encaminhamentos preciosos para melhorar a qualidade da oferta para os nossos estudantes”, conta

Representantes do FNDE Foto: Luan Oliveira

No município de Maceió, algumas das ações que o PNAE espera realizar são o mapeamento agrícola da região e a verificação da sazonalidade dos alimentos, ações essas que permitirão melhor e maior inserção da cultura alimentar local no cardápio da alimentação escolar. Esses dados se ,mostrarão valiosos no momento de definir quais itens irão compor as próximas compras e onde elas podem ser realizadas.

Luan Oliveira (Estagiário) / Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.