Palestras e formações fazem público refletir sobre práticas pedagógicas

Ações formativas foram realizadas durante toda a terça-feira (21), na Jornada Pedagógica 2023

Jamerson Soares/Ascom Semed 22/03/2023 às 08:00
Palestras e formações fazem público refletir sobre práticas pedagógicas
Profissionais da Educação participaram de diversas oficinas na Jornada Pedagógica 2023. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

A programação desta terça-feira (21) na Jornada Pedagógica 2023 estava repleta de ações formativas, atividades e dinâmicas educativas, que fizeram o público refletir sobre as práticas pedagógicas no cotidiano escolar. O encontro ocorreu em diversas salas do Hotel Ritz Lagoa da Anta e reuniu profissionais das creches e escolas municipais e da Secretaria de Educação de Maceió (Semed).

A palestra "Como promover uma aprendizagem criativa, humanista e integral com apoio das tecnologias", ministrada por José Moran, abordou as relações entre a educação e a tecnologia e de que forma a interação das duas áreas pode contribuir na aprendizagem em sala de aula. O palestrante também é professor, pesquisador, conferencista e mentor de projetos de transformação na educação.

"O processo começa pelo humano, depois a gente utiliza as tecnologias possíveis e disponíveis. Há escolas avançadas e outras não, mas em qualquer escola tem pessoas. Educação é um encontro de pessoas", afirmou.

Em sua abordagem, o palestrante explicou o conceito de aprendizagem ativa aos participantes. Para ele, na medida em que o professor você vai mudando para uma aprendizagem mais ativa, o profissional da educação também vai mudando sua vida.

"Quando você aprende ativamente a mudar o tradicional, os alunos também aprendem a mudar essa forma de querer tudo quadradinho. A aprendizagem ativa serve fundamentalmente para melhorar suas aulas, mas também para melhorar sua vida", explicou.

A professora Ângela Santos trabalha com as crianças da Educação Infantil da Escola Municipal Pedro Café, no Rio Novo. Ela contou que gostou da forma como o assunto foi abordado.

"A palestra nos trouxe essa questão de trabalhar mais esse contato e essa afetividade. A criança não quer saber da teoria, só quer saber do fazer. A teoria serve para nos conduzir, faz com que a gente tenha um norte dentro do nosso planejamento. Hoje estamos em um mundo de tecnologia em que a tela está nos acelerando, então é como se a gente estivesse desconectado com o agora, o momento. A aprendizagem precisa desse contato, desse olho no olho também", ressaltou.

Outra atividade pedagógica que também foi destaque na programação foi a formação do grupo Palavra Cantada. No encontro, foram abordados assuntos sobre a importância do brincar na infância, da oralidade e da imaginação para a melhoria da aprendizagem e do senso criativo.

Nair Costa é psicóloga da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, localizada na Ponta Grossa. Ela destacou que a formação e as dinâmicas da Jornada Pedagógica superou suas expectativas.

"A formadora usou música, folhas, objetos, palmas, para fazer sons. Isso faz com que a gente preste atenção e queira mais e mais. A mesma coisa é com as crianças. Gostei muito da jornada, superou minhas expectativas", revelou.

Outras formações e oficinas

Houve também outras formações e atividades durante o dia, a exemplo das oficinas de leitura, com Marijôse Alburquerque, Maciel Melo e Chico Pedrosa.

Para Marijôse, que abordou a importância da leitura e do letramento, a jornada estava repleta de temas instigantes e forneceu, ainda mais suporte aos professores.

"Tudo começa com as letras, pelo escrever, pelo conhecimento, mas este conhecimento não pode estar sozinho, deve ter essência para que a gente possa nos colocar à disposição da comunidade escolar", comentou a professora, que há 23 anos trabalha na rede pública municipal de ensino.

Também foram realizadas uma apresentação sobre o projeto Majog, da empresa Movimenta Educação; duas palestras com Lisalba Camargo, "Tecnologia educacional - Microkids" e "Uso da tecnologia na Educação de acordo com a BNCC".

Além destas ações, houve uma formação inicial sobre o programa Alfabetiza Maceió, com Rony de Freitas e mais quatro formadores, entre eles a professora Mayara Cordeiro.

"A jornada foi muito legal, os professores estão muito empolgados, eles têm uma energia muito boa, participaram de todas as formações, estão com a energia de recomeço. Foi tudo bem produtivo no sentido de preparar mesmo os professores para o início do ano letivo", disse Mayara Cordeiro.

E encerrando a noite, foi realizada a palestra "Empreendedorismo digital", com Robson Alves do Sebrae Alagoas.

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