Palestra “Escola dos nossos sonhos” marca segundo dia da Jornada Pedagógica

Gabriel Chalita aguçou o debate entre os profissionais da educação da rede pública municipal de ensino

Julita Bittencourt (estagiária)/Ascom Semed 21/03/2023 às 14:11
Palestra “Escola dos nossos sonhos” marca segundo dia da Jornada Pedagógica
Gabriel Chalita profere palestra a "Escola dos nossos sonhos". Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

A palestra “Escola dos nossos sonhos” do professor, filósofo e advogado, Gabriel Chalita, aqueceu o segundo dia do Educar é Massa - Jornada Pedagógica, nesta terça-feira (21). Mais de 1.500 profissionais da educação participaram do evento, que ocorreu no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas.

A Jornada Pedagógica começou na segunda (20) e segue até a sexta-feira (24) com o tema "Educação Socioemocional: Equilíbrio Profissional e Sustentabilidade". Ao longo dos dias estão sendo discutidos alinhamentos sobre o ano letivo 2023 da Secretaria Municipal de Educação (Semed), bem como apresentação das metas para melhorias na estrutura pedagógica na rede de ensino.

A professora Mirian Noé, do 3º ano da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, em Cruz das Almas, marcou presença na Jornada Pedagógica e destacou a importância de um momento como este para a valorização do profissional da educação.

“Evento muito rico, muito valioso para o professor e esse é o caminho para investir na educação, com mais eventos como esses de Jornada Pedagógica nesse nível, com profissionais que tragam qualidade pra gente, uma fala para que possamos crescer. São coisas básicas mas que enriquecem nossa alma, que renasce a vontade do professor de atuar e arregaçar as mangas. Depois da pandemia, nós precisávamos desse acolhimento”, pontuou a educadora.

Durante a palestra, Gabriel Chalita trouxe reflexão e debates sobre qual a escola dos sonhos de um gestor, de um professor, pais e alunos. Para o advogado e escritor, é importante aguçar esse debate com profissionais da rede municipal de ensino de Maceió.

“O fato de estarmos reunidos aqui com educadores de Maceió, refletindo sobre a importância do professor, já é um grande caminho para a gente refletir sobre qual é esse grande sonho, que o pai e a mãe têm para que seus filhos tenham uma educação de excelência. Que as crianças possam crescer e construir sua autonomia. Hoje vai ser uma oportunidade muito interessante da gente refletir sobre isso, do que nossos educadores fazem no cotidiano das escolas, ajudar aos alunos a perceberem que eles podem ser o que eles quiserem”, afirmou o Gabriel Chalita.

A jornada pedagógica continua nos dias 22 e 23 nas unidades escolares e termina na sexta (24), com formações e palestras, no Centro de Convenções, no Jaraguá..

O evento contou com a presença do Secretário de Educação, José Neto, da secretária-adjunta, professora Emília Caldas, do secretário-adjunto Rogério Lima, e do secretário de comunicação, Lininho Novais.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.