Palestra aborda ensino da história, cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar

Encontro faz parte do Ciclo de Palestras de Educação em Direitos Humanos

Jamerson Soares/Ascom Semed 28/11/2023 às 12:24
Palestra aborda ensino da história, cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar
Palestra ocorreu nesta terça-feira (28), no auditório da OAB Alagoas, em Jacarecica. Foto: Thony Nunes/Ascom Semed

A Secretaria de Educação de Maceió (Semed) promoveu, nesta terça-feira (28), uma palestra sobre as questões raciais e a importância da difusão da história dos povos negros e indígenas na rede pública municipal de ensino. O encontro faz parte do Ciclo de Palestras de Educação em Direitos Humanos e foi realizado no auditório da OAB Alagoas, em Jacarecica.

O evento teve como objetivo comemorar os 20 anos da Lei 10.639, que tornou obrigatória nas escolas a temática "História e Cultura Afro-brasileira", como também a Lei 11.646/2, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir o tema "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena".

"O intuito também foi dialogar um pouco sobre como é que a lei possibilita alterações de currículo e nas práticas pedagógicas, como é importante no combate ao racismo estrutural, institucional e educacional, e como os gestores podem pensar ações que visam o combatem o racismo", explicou o coordenador técnico de Ações Educacionais de Direitos Humanos e Cidadania, Luciano Amorim.

Estavam presentes diretores, vices, coordenadores pedagógicos e técnicos da Semed, psicólogos e assistentes sociais da rede. Também foram convidados os palestrantes Jonathan da Silva, que abordou sobre os direitos humanos e as questões raciais do ponto de vista judicial, e Fabson Calixto, que levantou discussões sobre o contexto histórico da lei dentro da perspectiva educacional, o combate à homogeinização e à educação das relações étnico-raciais.

Para a coordenadora pedagógica da creche Maria Salete, Mayrianne Urtiga, a discussão sobre a temática racial engrandece, ainda mais, os conhecimentos e fomenta a mudança de realidades.

"Essa temática mexe muito com a gente e nos afeta. Há relatos de crianças que se feriam por serem vítimas de racismo. Estamos com essas crianças todos os dias. E estar com elas sem olhar, sem escutar é mais grave ainda. Que bom que hoje temos uma coordenação que trabalha incansavelmente para que essa realidade mude. Eventos como esse de hoje ajudam a esclarecer mais alguns assuntos e devem ter bastante participação dos profissionais da rede", disse Mayrianne.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.