Obras da Educação vão beneficiar mais de 1.300 estudantes

Novas vagas vão ajudar a superar as barreiras educacionais existentes no município; além das obras, reformas garantem melhorias para as unidades existentes

Luan Oliveira (estagiário) / Ascom Semed 16/04/2022 às 11:00
Obras da Educação vão beneficiar mais de 1.300 estudantes
Novo CMEI do Ouro Preto vai atender 188 crianças. Foto: Luan Oliveira / Ascom Semed

As cinco obras a serem entregues pela Secretaria Municipal de Educação vão beneficiar mais de 1.300 estudantes em Maceió. Os alunos vão contar com salas de aula confortáveis e estrutura adequada para desenvolverem suas habilidades e competências. No momento, a Prefeitura investe na construção de quatro novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e uma escola municipal.

Estão em construção, no momento, os CMEIs novos do Ouro Preto, do Cidade Sorriso I, do Maceió I e de Ipioca, além da Escola Municipal Yeda de Oliveira dos Santos, no Conjunto Village Campestre II, na Cidade Universitária, que está tendo toda sua estrutura reconstruída para abrigar os estudantes. Ao todo, as obras vão oferecer 1.351 novas vagas.

O secretário de Educação, Elder Maia, destaca que além das construções há mais de 30 unidades em reforma.

“Essas reformas têm um impacto direto na qualidade de ensino, com um equipamento ventilado, pintado, saneado e com banheiros e laboratórios adequados. A relação ensino-aprendizagem é bem complexa, que envolve diferentes recursos e abordagens para as crianças desde a mais tenra idade até aqueles do fundamental. Cada estudante e turma tem necessidades que precisam ser supridas para que suas potencialidades sejam desenvolvidas em sua plenitude”, disse o secretário.

Mudança presente

Várias obras já foram entregues às comunidades pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), como o CMEI Walter Pitombo Laranjeiras, no Vergel do Lago, e a Escola Municipal Professor Lenilto Alves dos Santos, no Jacintinho. As reformas nesses equipamentos já surtem efeito no cotidiano dos estudantes e profissionais.

Como é o caso da Escola Municipal Santo Antônio, no Benedito Bentes. A unidade fica próxima às antigas instalações da Usina Cachoeira do Meirim, atendendo mais de 200 estudantes da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. Lá, o retelhamento marcou uma melhoria em toda a saúde do prédio e dos estudantes.

Retelhamento da Santo Antônio deu nova vida a unidade. Foto: Julita Bittencourt / Ascom Semed
Retelhamento da Santo Antônio deu nova vida a unidade. Foto: Julita Bittencourt / Ascom Semed

“A escola sempre teve uma estrutura boa, mas nosso maior problema era o telhado, que era muito antigo. E com o tempo os cupins danificaram a estrutura de madeira de toda a escola. Quando chovia molhava bastante, principalmente, o forro das salas e era complicado os alunos e professores permanecerem na sala de aula”, explicou a diretora Marta Cristiane dos Santos.

Além das novas telhas, foram feitos reparos no forro e em outros pontos da estrutura da escola. Para garantir maior segurança ao local, que fica relativamente afastado do centro urbano e das residências, foram instaladas grades nas janelas.

Novos endereços

Cinco escolas, que contavam com estruturas precárias para o atendimento dos estudantes no retorno ao presencial, agora contam com novos endereços obtidos pela Educação por meio de compra e aluguel. A medida em si já beneficia mais de dois mil estudantes, que retornam às aulas com estruturas renovadas.

Foram elas as Escolas Municipais Benedita da Silva Santos e Maria de Fátima Lira, no Benedito Bentes, Nossa Senhora Aparecida e Pio X, no Prado, além da Zilka de Oliveira Graça, no Petrópolis.

A diretora da Escola   Municipal Nossa Senhora Aparecida, do Prado, se mudou para um prédio novo e disse que a mudança trouxe alívio para a comunidade.

"Trabalhávamos em um prédio que era uma casa adaptada, sem estrutura para ser uma escola. O novo prédio nos dar salas amplas, fora salas de informática, sala de recursos e muito mais”, informa a diretora, Jucicleide Gomes.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.