Núcleo de línguas estrangeiras inicia matrículas para cursos de inglês e espanhol
Em menos de 24 horas, mais de 60% das vagas foram preenchidas
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) abriu, nesta terça-feira (7), as matrículas dos cursos de inglês e espanhol na nova unidade do Núcleo de Línguas Estrangeiras, que fica na Escola Municipal Padre Brandão Lima, localizada no bairro Benedito Bentes. Com grande adesão do público, as vagas que são limitadas, já estão quase esgotadas.
A previsão de encerramento das matrículas estava prevista para o dia 17 deste mês, porém nas primeiras horas de inscrições, mais de 60% das vagas foram preenchidas.
As aulas do Núcleo de Línguas Estrangeiras serão ofertadas em turmas vespertinas e noturnas, beneficiando as pessoas de toda a comunidade.
No primeiro dia de inscrições um público diverso preencheu a ficha de matrícula, entre jovens e adultos o objetivo era semelhante, obter novas possibilidades através do aprendizado de outros idiomas.
Matheus Felipe, 23 anos, assegurou uma vaga. Ele disse que sempre teve o interesse na língua inglesa e por isso, assim que viu a notícia da abertura do curso, foi logo se inscrever.
“Fiquei sabendo através da TV, o inglês é uma área que eu sempre me identifiquei, desde o tempo da escola. Quando criança gostava muito de descobrir através do dicionário as traduções entre as línguas e eu sei que com esse curso, eu irei me aperfeiçoar ainda mais”, contou.
Paulo Vinicius, 19 anos não ficou atrás, logo que soube das inscrições foi rápido garantir seu lugar, com o intuito de se comunicar melhor na língua inglesa.
“Eu tenho contato com pessoas de outros países através da internet e sempre quis falar com mais fluência a língua nativa deles. Sei que através desse aprendizado, as conversas com meus amigos de outros países irão ficar muito mais divertidas”, revelou.
O casal José Cristóvão e Sueli de Araújo, que possuem 57 e 50 anos de idade, respectivamente, foram juntos realizar suas matrículas no curso de inglês.
A ideia surgiu de Sueli, que já tinha a vontade de aprender uma nova língua. Mas os preços e a distância dos cursos impediram seu avanço, porém quando soube da notícia que iria ser ofertado cursos de línguas estrangeiras pertinho de casa, utilizou de todo seu jogo de cintura para convencer o marido a embarcar junto como ela no aprendizado do novo idioma.
“Eu sempre quis aprender a falar inglês, porém como os cursos quando não eram muito caros, eram muito distantes, acabei deixando essa vontade de lado, mas agora que eu soube que do ladinho de casa está sendo ofertado esses cursos, pude resgatar esse desejo e aproveitei para trazer meu marido junto”, ressaltou Sueli.
José Cristóvão é estudante do curso de química na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Ele revelou como foi motivado pela esposa a se matricular no curso de inglês.
“Agradeço a minha esposa por sempre me incentivar durante nossa vida e hoje não foi diferente, vi nela a vontade de aprender uma nova língua e não perdi tempo, vim junto garantir nossas vagas. Além disso, a realização desse curso é muito importante para aprimorar os nossos currículos, já que por conta da globalização, um curso de línguas faz toda a diferença dentro do mercado de trabalho", destacou José Cristóvão.
Vendo o engajamento da comunidade em participar dos cursos de línguas estrangeiras e a velocidade como as vagas estavam sendo preenchidas, o coordenador do Núcleo de Línguas Estrangeiras, Jefferson Simons, explicou a importância da implementação do projeto no bairro Benedito Bentes e como o curso será um divisor de águas nos indicadores de educação da região.
“ A necessidade de cursos educacionais como este é essencial, já que irá melhorar os indicadores de educação e proporcionar a abertura de novos horizontes de possibilidades para a população do bairro. Isso é um sonho sendo realizado, um sonho que não foi sonhado só, mas em parceria com a Semed e a prefeitura de Maceió”, pontuou o coordenador.
O secretário de Educação de Maceió, Rogério Lima, fez questão de reforçar o impacto social que os cursos trarão para a polução do Benedito Bentes.
“O impacto social que a implementação do núcleo de Línguas Estrangeiras trará ao bairro é imensurável, cursos gratuitos, de qualidade e com certificados. É assim que a Educação de Maceió vem moldando a realidade de quem mais precisa", ressaltou o secretário.
O período de matrículas seguirá até o próximo dia 17 deste mês. Os interessados deverão comparecer no período das 15h às 20h. É necessário apresentar o RG, comprovante de residência, foto 3x4, comprovante de escolaridade até o 6° ano do Ensino Fundamental.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.