Nova creche abre as portas para a comunidade dos Flexais

Unidade de ensino vai atender 120 crianças de 0 6 anos da região de Bebedouro

Karoline Naeyli (estagiária)/ Ascom Semed 28/03/2025 às 15:32
Nova creche abre as portas para a comunidade dos Flexais
CMEI dos Flexais vai atender mais de 100 crianças. Foto: Joyce Juliana/ Ascom Semed

Nesta sexta-feira (28), o novo Centro Municipal de Educação Infantil Lucineide Gomes Flor, conhecido com CMEI dos Flexais, localizado em Bebedouro, abriu as portas para a comunidade local, que foi recepcionada com apresentação do Coco Roda, além de café da manhã e várias atividades infantis recreativas, a exemplo de pintura no muro.

Administrada pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), a creche vai atender 120 crianças de 0 a 6 anos. A abertura oficial do CMEI contou com a presença de pais e mães da região, que acompanhados dos filhos conheceram o novo espaço. Em breve, o ano letivo será iniciado na unidade escolar.

A iniciativa é fruto do termo de acordo assinado, em outubro de 2022, entre a Prefeitura de Maceió, o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Estado de Alagoas, a Defensoria Pública da União e a Braskem.

O secretário municipal de Educação, Victor Braga, a subsecretária Marina Toledo; além de outras autoridades e representantes das instituições envolvidas também participaram do evento.

Na ocasião, o titular da Semed enfatizou a importância da nova creche para a comunidade, ao ressaltar que a unidade de ensino contribui para a ampliação do acesso à Educação Infantil na região.

“A abertura do CMEI Lucineide Gomes Flor, aqui nos Flexais, é mais uma demonstração da dedicação, da Prefeitura de Maceió, por meio da Semed, em continuar transformando a educação infantil na cidade, por meio também de parcerias que contribuam para isso”, destacou Victor Braga.

Expectativas

“Eu estou me sentindo confortável e satisfeita por ver que hoje está inaugurando uma creche que vai me permitir ficar próxima dos meus filhos, sem precisar colocá-los em um lugar distante de casa”, comemorou Jaiany Vieira, mãe de duas crianças matriculadas no CMEI.

“Falar em infância é falar não só na criança, mas também no profissional que acolhe essas crianças. E nesse espaço, a gente compreendeu que de fato foi pensado em todos, não só na questão pedagógica, mas também na questão humana, social, nas famílias. Então, a nossa expectativa é que as crianças explorem esse ambiente e se sintam acolhidas”, compartilhou a diretora da creche, Maria Joselma.

Infraestrutura e Acessibilidade

O CMEI Lucineide Gomes Flor possui infraestrutura moderna, incluindo salas de aula equipadas e 100% climatizadas, refeitório, área de lazer e espaços pedagógicos adaptados às necessidades das crianças. A unidade de ensino tem capacidade para atender centenas de alunos, garantindo um ambiente seguro e propício ao desenvolvimento educacional e social.

“A gente está entregando essa creche-escola que vem para atender as necessidades de muitas crianças da região, com espaços adequados para aquelas que estavam sem acesso à educação, e que agora vão poder estudar perto de casa, sem precisar se deslocar para longe”, comentou a procuradora da República, Roberta Bomfim.

Pedro Herculano, gerente de estratégia e planejamento da Braskem, destacou que esta é uma iniciativa voltada para a requalificação urbana do Flexal. “A creche-escola que está sendo entregue hoje tem como previsão atender crianças de 0 a 6 anos, com um equipamento modernizado e construído com as melhores técnicas construtivas, além de mais de 400 itens de utensílios e equipamentos dedicados a atender os alunos”, frisou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.