No Dia do Estudante, alunos destacam transformação de vidas com a educação

Rede municipal de ensino conta com várias modalidades de projetos para incentivar a participação de alunos nas ações

Lílian Santos (estagiária) / Ascom Semed 11/08/2022 às 10:11
No Dia do Estudante, alunos destacam transformação de vidas com a educação
Aluno da Escola Municipal Major Bonifácio Silveira. Foto: Daniel Marinho

A educação é um direito de todo cidadão e contribui de forma significativa para o seu  desenvolvimento pessoal, levando os estudantes a lugares inimagináveis. Hoje, em referência ao Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) traz algumas histórias de estudantes que se realizaram por meio dos estudos para ressaltar a importância e a necessidade da adesão do estudo e do conhecimento

O ensino pode transformar a vida dos alunos e a forma como eles encaram a escola e os seus arredores. Os diferentes projetos e modalidades de ensino promovidos pela rede municipal de ensino de Maceió, contribuem de forma significativa para isso. Luiz Israel, Erica Vieira e Sílvia Clara são exemplos de estudantes que têm conseguido se desenvolver com projetos como Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), o Núcleo de Línguas Estrangeiras e a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).

O apoio dos professores é fundamental nesse momento de aprendizagem. Foto: Daniel Marinho.
O apoio dos professores é fundamental nesse momento de aprendizagem. Foto: Daniel Marinho.

Novas experiências

Para além das aulas tradicionais, as diversas modalidades de ensino despertam no aluno vontade de aprender, fazendo com que ele se destaque e descubra outras vertentes por meio da educação que engloba desde crianças até adultos.

Luiz Israel Nogueira, do 8º ano, tem 13 anos e é um dos exemplos dos estudantes da rede. Ele participou da 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), e junto com outros dois colegas de escola se destacaram e receberam medalhas da mostra.

Luiz Israel Nogueira, aluno da Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento. Foto: Arquivo pessoal
Luiz Israel Nogueira, aluno da Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento. Foto: Arquivo pessoal

O momento serviu de inspiração e o estudante falou com empolgação sobre adquirir novos conhecimentos. “Eu achei muito interessante e estou gostando de aprender sobre uma área que eu nunca explorei. Ganhar a medalha de prata foi uma surpresa para mim porque eu não esperava muito, e quando vi o resultado fiquei bem feliz. Na escola gosto muito de estudar Ciências e Matemática, e ficaria feliz em participar de outros projetos parecidos com esse”, contou Luiz. 

Oportunidade de conhecimento 

Além de projetos como esse que instigam os alunos a colocar a mão na massa e participar de atividades extraclasse, existe o Núcleo de línguas estrangeiras que vem trazendo novas oportunidades de conhecimento para os alunos. Inglês, espanhol e francês são os idiomas estudados por pessoas como Sílvia Clara Medeiros, 21 anos, que recebeu certificado de conclusão do curso no último dia 05.

Sílvia Clara Medeiros se formou no Núcleo de Línguas Estrangeiras. Foto: Arquivo pessoal.
Sílvia Clara Medeiros se formou no Núcleo de Línguas Estrangeiras. Foto: Arquivo pessoal.

Com as aulas a aluna chegou a compor um poema em inglês chamado "The Flowers'' e conseguiu recitá-lo com desenvoltura no idioma universal. “Eu me sinto muito realizada e super feliz por concluir o curso de inglês. Com certeza, vou levar os ensinos para o resto da minha vida. O curso me ajudou não só a aprender inglês, mas também a ter confiança em mim mesma e acreditar que sou capaz. As aulas e dicas que recebemos na sala de aula podem nos influenciar para toda a nossa vida”, falou Clara com empolgação.

Ultrapassando barreira

A vontade de alcançar novos conhecimentos não fica restrita apenas à juventude, cada vez mais adultos e idosos estão retornando e até descobrindo o hábito de estudar. Exemplo disso é Erica Vieira, 35 anos, aluna da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) que não se deixou abater pela idade e foi em busca de conhecimento. 

A estudante da Escola Municipal Katia Pimentel Assunção, localizada no bairro do Jacintinho, “Eu estava muito tempo sem estudar e sempre tive vontade de fazer faculdade para conseguir um trabalho melhor. Eu aprendi de tudo um pouco nas matérias, gostei muito das aulas de matemática e os professores me ajudaram bastante a ter mais conhecimento e entender coisas novas. Me sinto privilegiada por está estudando de novo”, contou Erica. 

O Dia do Estudante é celebrado em 11 de agosto por ter sido nessa data, no ano de 1827, que o Imperador D. Pedro I instituiu os dois primeiros cursos de ensino superior nas áreas jurídica e social a serem oferecidos no Brasil. 

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.