No Biu, Escola Municipal Paulo Bandeira promove ação sobre reaproveitamento alimentar
Iniciativa fez pais e alunos refletirem sobre a utilização completa dos alimentos
A Escola Municipal Paulo Bandeira, localizada no bairro Benedito Bentes, promoveu nesta terça-feira (13) uma ação focada na conscientização do aproveitamento integral dos alimentos utilizados na nutrição escolar. A iniciativa foi direcionada aos alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), que participaram de outras atividades.
Os presentes participaram de palestras, as quais informaram sobre a alimentação saudável e consciente, mostrando na prática como aproveitar todas as partes do alimento. Também foi discutida a importância de uma boa alimentação e como garantir a absorção de todos os nutrientes.
Os alunos e demais participantes da comunidade escolar degustaram receitas saudáveis e sustentáveis, como brigadeiro de batata doce, creme de abóbora feito com a casca do fruto e brigadeiro de macaxeira com coco. Após a degustação, foram entregues caderninhos com as receitas para que eles pudessem replicá-las em casa.
A merendeira da escola, Tariana Bertoni, que atua na área há 15 anos e é formada em gastronomia, contou sobre o objetivo da ação e da importância de os alunos terem acesso a esse tipo de alimentação.
“O objetivo do momento é transmitir aos pais e alunos da Ejai a importância da merenda, aproveitando os produtos oriundos da agricultura familiar em sua totalidade, visando novas opções de receitas sustentáveis para os pais fazerem em seus lares. Para mim é muito satisfatório fazer essas receitas saborosas e ver a aceitação dos alunos”.
O nutricionista da Semed, Marcos Sampaio, também palestrou na ocasião, levando esclarecimentos sobre a agricultura familiar e explicando aos pais como a alimentação dos alunos da rede pública de ensino municipal está sendo ofertada.
“Nós nos preocupamos muito em oferecer aos estudantes da rede alimentos que vão de acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Tudo o que nós repassamos para nossos alunos da Ejai são de quantidade e qualidade adequadas", explicou.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.