Mudança de vida e boas expectativas marcam início da trajetória de novos nomeados da Educação

Profissionais falam de impactos da iniciativa em suas vidas

Pâmela de Oliveira (estagiária)/Ascom Semed 29/04/2022 às 14:30
Mudança de vida e boas expectativas marcam início da trajetória de novos nomeados da Educação
Prefeito JHC convoca novos profissionais que vão atuar na rede de ensino municipal. Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

Foram cinco anos de espera até que os 79 novos nomeados da Educação de Maceió pudessem sonhar novamente com os novos caminhos que iriam traçar em suas vidas profissionais. Com boas expectativas, os profissionais expressam gratidão e não veem a hora de dar início aos trabalhos dentro das salas de aula junto aos estudantes da rede.

Desde o início dos trabalhos da atual gestão, já foram mais de 341 servidores nomeados que obtiveram aprovação no concurso de 2017, sendo desses, 239 professores. Jeime Ferreira tem uma longa trajetória de trabalho com a Educação. Ela ressalta os esforços expressados pelo prefeito JHC para consolidar as novas nomeações.

Jeime Ferreira está entre os novos nomeados da Educação. Foto: Cortesia
Jeime Ferreira está entre os novos nomeados da Educação. Foto: Cortesia

“Agradeço a atual gestão por essa nomeação, uma vez que até 2021 os processos de nomeações era algo desacreditado e o prefeito de JHC acompanhou nossa luta desde o início e nos ofereceu visibilidade, prestando todo o apoio”, disse a professora.

Katiuscia Macedo, umas das profissionais nomeadas, endossa a comemoração. “Sou muito grata porque foram anos de muita luta, e a equipe do prefeito veio para realizar os nossos sonhos. Nós não tínhamos mais esperanças, ele prometeu e cumpriu”, contou.

Dando prosseguimento ao compromisso de fortalecer no ensino na rede municipal de educação, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) já atuou na contratação de mais de mil profissionais em poucos mais de um ano de gestão, entre nomeados e contratados pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS), como destaca o Prefeito JHC.

“Batemos o recorde do início da gestão, e agora são mais de 300 profissionais efetivados, para fazer frente às mais de seis mil matrículas que vêm crescendo a cada ano em Maceió. Foram oito anos de evasão escolar e estamos resgatando esses alunos para a escola”, disse.

Angélica Santos fala da satisfações em ser convocada após cinco anos de espera. Foto: Cortesia
Angélica Santos fala da satisfações em ser convocada após cinco anos de espera. Foto: Cortesia

A professora Angélica Santos está entre esses novos profissionais. Ela conta da satisfação de poder dividir levar seus conhecimentos para os estudantes da rede municipal, após ter cumprido toda sua vida acadêmica na rede pública de ensino, desde as primeiras séries até a graduação.

“Minha história acadêmica se deu toda no ensino público e graças isso ingressei na Universidade Federal de Alagoas, onde concluí minha graduação em pedagogia com o objetivo de poder transmitir o conhecimento para os estudantes. Agora com a nomeação minha expectativa é a mais positiva possível para essa nova fase da minha vida para mostrar que a educação pública tem sim qualidade”, contou.

Entre os diversos impactos que a promoção das nomeações alcançou, são diversos os relatos de mudança de vida. Aos 46 anos, a professora Jeime comemora o retorno a Maceió, após um longo período tendo que trabalhar há 90 quilômetros de distância do seu contexto familiar.

“A nomeação teve um impacto gigantesco na minha vida, já que eu trabalhava em outro município e tinha toda minha estrutura de vida organizada aqui em Maceió e agora posso retornar, com a expectativa de realizar um trabalho diferenciado no meu contexto e favorecendo uma educação de qualidade para a comunidade”, concluiu.

Rogério Lima, secretário de Educação. Foto: Ascom Semed
Rogério Lima, secretário de Educação. Foto: Ascom Semed

O secretário de Educação, Rogério Lima também destacou os efeitos da iniciativa e exaltou a chegada dos novos profissionais. “É uma grande satisfação poder contar com o trabalho destes novos profissionais na nossa rede municipal de educação e com a certeza de que todos irão desempenhar um trabalho brilhante com os nossos estudantes. A gestão do prefeito JHC está cumprindo o compromisso que assumiu de efetivar estas nomeações que aguardavam desde 2017 por uma resposta”, disse.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.