MPF reconhece importância de nova creche no Flexal para educação e desenvolvimento da comunidade

Projeto visa melhorar a infraestrutura e qualidade de vida da comunidade dos Flexais, com apoio da Prefeitura, Braskem e órgãos públicos.

Isabella Vieira/Secom Maceió com Ascom MPF 29/03/2025 às 11:56
MPF reconhece importância de nova creche no Flexal para educação e desenvolvimento da comunidade
Foto: Ascom MPF

Uma nova creche-escola administrada pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) vai atender 120 crianças de 0 a 6 anos das comunidades Flexais, em Bebedouro, representando um avanço significativo no acesso à educação infantil na região.

O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) e a Defensoria Pública da União (DPU) participaram do evento de entrega do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Lucineide Gomes Flor, que aconteceu nessa sexta-feira (28). A unidade educacional, que homenageia uma professora vítima da Covid-19, é a primeira obra concluída do Projeto Flexais, iniciativa que visa ao desenvolvimento urbano e à integração da comunidade local.

"Nessa interação, ficou claro que crianças que não tinham acesso à creche ou que se deslocavam para bairros distantes, como o Clima Bom, passarão a frequentar o equipamento próximo de suas casas", destacou o MPF em texto encaminhado à imprensa, neste sábado (29).

O Cmei foi projetado com infraestrutura moderna e acessível, contando com salas de aula climatizadas, refeitório, área de lazer e espaços pedagógicos adaptados para atender as necessidades das crianças. Segundo a Semed, as atividades escolares na unidade começarão em maio. O projeto integra um novo espaço que foi construído como parte de um conjunto de medidas compensatórias firmadas entre a Prefeitura de Maceió, MPF, MP/AL, DPU e a Braskem, visando mitigar os impactos do afundamento do solo que afetou a comunidade dos Flexais.

O MPF foi representado pelas procuradoras da República Julia Cadete, Juliana Câmara e Roberta Bomfim. A DPU esteve representada pelo defensor Diego Alves, e o MP/AL pelo promotor de Justiça Jorge Dória. Todos atuam diretamente no Caso Braskem e acompanham a implementação das medidas previstas no Projeto Flexais.

"A entrega da primeira obra concluída renovou na comunidade o sentimento de esperança. Desde que a vizinhança das ruas Faustino Silveira e Tobias Barreto (Flexais) precisou ser realocada em razão do afundamento do solo causado pela Braskem, os moradores vivem sentimentos de incertezas. Na ocasião, moradores deram depoimentos de gratidão e de ansiedade para que outros equipamentos e melhorias na região sejam entregues", disse o MPF.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.