Mostra das Culturas Infantis tem apresentações do folclore alagoano e workshop no Educar é Massa

Crianças encantaram o público com apresentações de guerreiro, reisado, coco de roda e baianinha

Lílian Santos (estagiária) / Ascom Semed 23/11/2022 às 19:23
Mostra das Culturas Infantis tem apresentações do folclore alagoano e workshop no Educar é Massa
Apresentação do Bumba meu boi com as crianças do Cmei José Madltton Vitor. Foto: Natália Luísa/Ascom Semed

O último dia da 2ª Mostra das Culturas Infantis de Maceió foi repleto de apresentações que destacaram as raízes do folclore alagoano. Estandes com práticas educacionais, espaço interativo, oficinas destinadas aos docentes e workshop voltado para literatura de cordel, fizeram parte do evento que ocorreu na quarta-feira (23), no espaço do Armazém Uzina, no Jaraguá.

Ao todo 15 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), estiveram presentes no evento com estandes e apresentações culturais. Cada um levou relatos das práticas desenvolvidas em sala de aula, nas quais são inseridas na cultura popular alagoana, como bumba meu boi, artesanato alagoano, sucatoteca, ateliê dos sabores, cantigas de rodas, folclore, artes em xilografia, folguedos, brincadeiras populares e folclorices de brincar.

No período da manhã o Cmei Pompeu Sarmento, localizado no Barro Duro, realizou a apresentação do Maculelê com crianças de 2, 3 e 4 anos. "Trouxemos por meio das expressões plásticas, rítmicas, sonoras, visuais e dos movimentos um recorte do trabalho desenvolvido que tem como centralidade a criança, tendo as interações e brincadeiras como eixos norteadores das práticas. Além do maculelê com as crianças do nosso Cmei, trabalhamos essa e outras expressões como guerreiro e o pastoril”, explicou a coordenadora do Cmei Pompeu, Ana Cristina.

Aluno do Cmei Pompeu Sarmento em apresentação do Maculelê. Foto: Daniel Marinho/ Ascom Semed
Aluno do Cmei Pompeu Sarmento em apresentação do Maculelê. Foto: Daniel Marinho/ Ascom Semed

Já na parte da tarde, o coco de roda marcou as apresentações culturais que foram realizadas pelos alunos dos Cmeis Pompeu Sarmento, no Barro Duro, e Francisco Melo, do Vergel do Lago. Além dessas expressões, as crianças do Cmei José Madltton Vitor, no Benedito Bentes, dançaram a baianinha, o guerreiro e o bumba meu boi, em uma apresentação que encantou a todos em frente ao palco principal na Praça Dois Leões.

Radassa Mariane ao lado do Bumba meu Boi. Foto: Karla Lima/Ascom Semed
Radassa Mariane ao lado do Bumba meu Boi. Foto: Karla Lima/Ascom Semed

Radassa Mariane, 6 anos, representou a vaqueira na dança do bumba meu boi, e contou que não foi difícil aprender a apresentação. “Senti alegria dançando, foi muito legal, meu pai e minha mãe vieram me ver. Foi fácil aprender”, contou a aluna do Cmei José Madltton Vitor.

Aline Praxedes, vice-diretora do Centro Municipal de Educação, se emocionou ao ver as apresentações das crianças. “Perfeito, foi tudo lindo! Esse evento que a Secretaria está realizando está lindo e eu estou apaixonada. Ensaiamos o máximo que pudemos fazer, mas foi tudo brincando, nada forçado e trabalhamos muito a cultura com eles porque precisamos deixar vivo, passar essa emoção para eles”, enfatizou.

Além das apresentações culturais, durante todo o dia, ocorreram oficinas temáticas voltadas para os professores e coordenadores dos centros de educação municipal. Os temas das oficinas foram "Esculturarte", "Yoga na cultura infantil", "Canva na construção da documentação pedagógica", "Territórios e aprendizagens" e "Brincar heurístico", que foram ministradas por profissionais da rede.

O final da Mostra contou com um workshop que trabalhou a temática Literatura de cordel, com a participação das professoras Vivian Lessa e Roseli Sales, representantes da associação Obra do Berço, uma das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), de São Paulo. A associação participou por meio da parceria da Prefeitura Municipal de São Paulo e a Secretaria Municipal de Educação, que atua há 83 anos e atende 3 unidades com mais de 557 crianças.

“Estamos aqui para garantir o serviço de responsabilidade adequada, atendendo as necessidades das crianças e fazemos tudo isso com base no Plano Nacional da Educação. Hoje nós compartilhamos um pouco dos nossos projetos, as atividades que desenvolvemos em nossas unidades junto com as crianças”, explicou Vivian Lessa.

Para a coordenadora da Educação Infantil, Patrícia Siqueira, essa parceria é bastante significativa e importante.

Coordenadora da Educação Infantil, Patrícia Siqueira. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed
Coordenadora da Educação Infantil, Patrícia Siqueira. Foto: Daniel Marinho/Ascom Semed

“As professoras mostraram suas experiências exitosas na educação infantil de qualidade que está sendo ofertada em São Paulo. Isso por meio de uma instituição parceira, de uma Organização da Sociedade Civil para que possamos ampliar o atendimento que temos na rede. As meninas têm um trabalho muito importante que tem beneficiado a vida de muitas crianças, e com o workshop pudemos compreender a importância de ações como essa no que se refere a ampliação da oferta na Educação Infantil”, finalizou Patrícia.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.