Mostra Cultural encerra projeto Olhar e Viver Maceió
Estudantes da creche Rosane Collor produzem livro sobre a capital alagoana
Nesta sexta-feira (24), o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Rosane Collor, localizado no Jacintinho, foi palco da 6ª Mostra Cultural “Fazedeiras da cidade”. As crianças da creche foram protagonistas da iniciativa, ao concluir o projeto Olhar e Viver Maceió. A ação foi organizada pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio da Coordenação Técnica de Educação Infantil.
Para pôr em prática todo o aprendizado, as crianças produziram um livro ilustrado "E Se Eu Fosse Prefeito?", ao relatar na obra visões sobre a cidade. Elas também se apresentaram com o Bumba Meu Boi, para homenagear a cultura popular de Maceió.
“Nesses percursos que fizemos com eles, tanto no trajeto de casa para a escola quanto nas expedições, percebemos o impacto que isso teve na percepção das crianças”, explicou a diretora da creche, Paula Feitosa.
A coordenadora pedagógica, Nara Casado, ressaltou que um dos principais objetivos do projeto foi fazer com que as crianças se sentissem pertencentes à cidade ao conhecer a história de Maceió.
“A cada lugar visitado, conversávamos antes com a turma, levantando as expectativas deles sobre o que iriam conhecer, pois o olhar da criança é fundamental", destacou a professora da creche, Regina Neves.
A docente revelou que as crianças ao visitarem os espaços desenhavam os locais e depois produziam textos com a intenção de conhecer os lugares a partir de uma proposta pedagógica trabalhada em sala de aula.
Para Larissa Costa, o projeto foi fundamental para o aprendizado e o desenvolvimento de seus filhos que estudam na creche. “Eles sempre chegam em casa contando os detalhes, falando dos lugares que conheceram e destacando o que acharam mais interessante”, contou.
Olhar e viver Maceió
A coordenadora técnica de Educação Infantil da Semed pontuou que o projeto visa garantir às crianças o direito à cidade, por meio de mediações educativas e vivências nos espaços urbanos.
“Esse projeto visa desenvolver ações intersetoriais com outras coordenações da Semed e com demais secretarias municipais, levando em consideração que o território e os entornos representam elementos que constituem a identidade das crianças”, revelou Thainy Lira.
A superintendente de Governança da Semed comentou como é gratificante ver o avanço da educação pública municipal, com resultados excepcionais tanto para os alunos quanto para os profissionais e responsáveis pelos estudantes.
“Ficamos muito contentes com a produção pedagógica, pois sabemos que isso é fruto de um ano letivo inteiro, do empenho de servidores, professores e de uma equipe maravilhosa. Estamos com o coração cheio de gratidão”, declarou Marcelle Telles ao prestigiar o evento.
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