Merendeiros recém contratados participam de curso de capacitação

Redação 09/12/2021 às 11:20
Merendeiros recém contratados participam de curso de capacitação

Parceria entre Prefeitura de Maceió e a UFAL beneficiou 74 profissionais

A fim de garantir a qualificação e o preparo de merendeiros recém-contratados da rede municipal de educação de Maceió, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Universidade Federal de Alagoas ministrou, nesta quinta-feira (9), um momento de capacitação para os profissionais, no auditório da sede.

Merendeiros passam por capacitação na sede da Semed. Foto: Pâmela de Oliveira / Ascom Semed

Alunos do curso de Nutrição da Ufal, sob a supervisão e tutoria da professora Gabriela Veiga, levaram aos merendeiros conhecimentos referentes à higiene pessoal, de equipamentos e de alimentos, além de cuidados com o pré-preparo, preparo e distribuição dos alimentos.

A coordenadora do setor de Nutrição e Alimentação da Semed, Anna Carla Luna, ressalta que toda a capacitação é voltada para garantir o controle de qualidade alimentar que as crianças da rede necessitam.

“Essa capacitação é parte da garantia da qualidade e do controle higiênico-sanitário na alimentação dos nossos alunos. Nossos merendeiros são orientados a observar as questões de higiene na preparação dos alimentos e nesse sentido, os recém chegados precisam conhecer o padrão de qualidade exigido”, pontuou.

Gabriela Veiga, professora da Nutrição da UFAL. Foto: Pâmela de Oliveira / Ascom Semed

Para Gabriela Veiga, proporcionar um momento de ampliação dos conhecimentos à estes profissionais para que eles possam evoluir na compreensão de preparo básico dentro das cozinhas da unidades educacionais.

“É de extrema importância proporcionar este momento de capacitação aos merendeiros, que por mais que venham de uma trajetória de muito trabalho, muitas vezes não contam com muita experiência, então é importante levar à eles a forma correta de tratar alimentos e equipamentos no dia a dia para que a saúde deles e dos estudantes seja preservada”, disse a professora.

Ana Paula Barros, merendeira no CMEI Ana Carolina Galina Fontes. Foto: Pâmela de Oliveira / Ascom Semed

A merendeira Ana Paula Barros trabalha no Centro Municipal de Educação Infantil Ana Carolina Galina Fontes há três anos e falou da importância de participar da capacitação.

“É importante um momento de capacitação como esse que nos mostra o básico da nossa rotina nas escolas. Ter esse conhecimento, não só da nossa higiene individual dentro do ambiente da cozinha, como também com os alimentos e utensílios é muito importante”, concluiu.

Pâmela de Oliveira (estagiária) / Ascom Semed

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.