Mais de mil estudantes da Ejai Maceió participam de aula inaugural de cursos profissionalizantes

Ação inédita é um marco para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos na capital alagoana

Karoline Naeyli e Maria Clara Tenório (estagiárias)/ Ascom Semed) 08/10/2025 às 16:08
Mais de mil estudantes da Ejai Maceió participam de aula inaugural de cursos profissionalizantes
Estudantes da Ejai participam de aula inaugural de cursos profissionalizantes. Foto: Carol Cordeiro/ Ascom Semed

A aula inaugural dos cursos profissionalizantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) contou com a participação de 1.500 estudantes de escolas municipais. O evento foi realizado na noite da última terça-feira (7), no Centro Cultural Cesmac, Farol.

Os cursos profissionalizantes estão sendo oferecidos de forma inédita para estudantes de unidades públicas de ensino do município de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Durante o evento, que contou com a participação do prefeito JHC, os estudantes foram recepcionados, conheceram detalhes sobre os 23 cursos profissionalizantes que estão sendo oferecidos, a exemplo da carga horária, áreas de qualificação e metodologia. Os alunos ainda tiraram dúvidas com os professores presentes.

A frente de honra do evento foi composta pelo prefeito JHC, pelo secretário municipal de Educação, Luiz Rogério; pela subsecretária de Gestão Pedagógica, Tânia Almeida; pela subsecretária de Gestão Educacional, Marina Toledo; além de outros técnicos da Semed, secretários municipais e vereadores.

Educação inclusiva

O secretário de Educação de Maceió, Luiz Rogério, ressaltou o impacto da iniciativa, reforçando o compromisso da gestão municipal em apoiar os estudantes da Ejai.

"Estamos iniciando um projeto transformador de educação inclusiva, que valoriza e investe nos alunos da Ejai como nunca antes. Essa parceria com o Senai não oferece apenas cursos, mas inicia sonhos e transforma o dia a dia dos estudantes. Parabenizo a prefeitura pelo investimento na educação municipal e todos os alunos que agora terão a oportunidade de se qualificar e ampliar suas perspectivas de futuro", pontuou.

Clarisse Barreiros, gerente-executiva de Educação Profissional do Senai, comentou sobre os cursos oferecidos e expressou a satisfação pela iniciativa.

"É uma honra firmar essa parceria inédita em Maceió, que permitirá a oferta de cursos de qualificação, tanto nas unidades do Senai, quanto nas escolas do município. Com tantos estudantes atendidos, serão oferecidos cursos em diversas áreas. A educação profissional transforma vidas, abrindo oportunidades de emprego e renda, e é isso que queremos proporcionar a esses novos estudantes", afirmou.

Com carga horária de 200 horas, os 23 cursos profissionalizantes abrangem áreas de alta empregabilidade, como alimentícia, automotiva, construção civil, elétrica, logística, tecnologia da informação e moda.

A iniciativa alcança cerca de 25% dos estudantes matriculados na Ejai em Maceió e segue um modelo intercalado, com aulas teóricas e práticas distribuídas ao longo da semana, integradas aos componentes curriculares da modalidade.

Valorização

A estudante da Escola Municipal Frei Damião, Maria de Fátima dos Santos, 68 anos, disse que vai realizar um sonho de vida. "Estou muito feliz por poder participar deste curso oferecido pela Secretaria de Educação. É uma oportunidade que sempre sonhei e que agora estou realizando. Este curso representa muito para mim, é a chance de aprender, crescer e construir um futuro melhor. É um sonho maravilhoso que está se tornando realidade", contou.

A estudante Ana Clara, 20 anos, da Escola Municipal Denisson Menezes, também frisou a importância de fazer um curso profissionalizante. "Quero agradecer pela oportunidade, que é um momento muito importante na minha vida. Não tive muitas chances até agora, e é muito difícil, para quem vem de onde eu venho, dar um grande passo profissional. Agora, sinto que posso ir longe. Essa experiência é muito significativa para nós", enfatizou.

Para o coordenador da Ejai na Semed, Rubens Lima, a iniciativa vai além de uma oportunidade, é um passo concreto para o futuro dos estudantes. "Este aulão marca um momento muito importante para nossos alunos, que agora podem unir a escolarização à formação profissional. Para a rede, é a chance de repensar e fortalecer o currículo, articulando Educação Básica e profissional de forma integrada. É um marco que aponta um novo rumo para a educação de jovens e adultos em Maceió, abrindo caminhos e possibilidades para o futuro de cada estudante", finalizou.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.