Mais de 300 auxiliares de sala apresentam documentação para assinar contrato de trabalho com Educação

Profissionais vão atuar na assistência a alunos especiais da rede pública municipal de ensino

Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed 02/08/2022 às 13:00
Mais de 300 auxiliares de sala apresentam documentação para assinar contrato de trabalho com Educação
Entrega da documentação deve ser feita na sede da Semed, Cambona. Foto: Ascom Semed

Auxiliares de sala aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) de 2021 iniciaram nesta terça-feira (2) a entrega da documentação para formalizar o contrato de trabalho com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Foram convocados 320 profissionais que vão atender as crianças com necessidades especiais que estudam em creches e escolas da rede municipal de ensino.

Os nomeados irão auxiliar, especialmente nas atividades pedagógicas, os alunos com deficiências intelectual, física, auditiva e visual, além do Transtorno do Espectro Autismo (TEA) e Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação nas 144 unidades escolares do Município.

De acordo com o setor de Educação Especial da Semed, até 30 de março estavam matriculados 2.982 estudantes com necessidades especiais. Desses, 215 estão na Educação Infantil, 2.359 no Ensino Fundamental e 408 alunos na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).

Os profissionais selecionados têm experiência em trabalhos direcionados a estudantes especiais e esse foi um dos critérios obrigatórios para a seleção. O auxiliar de sala dá suporte aos professores das unidades sempre exercendo atividades pedagógicas especiais.

Girleide Tavares, 29 anos, diz estar feliz com nova jornada. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed
Girleide Tavares, 29 anos, diz estar feliz com nova jornada. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed

Uma dessas auxiliares aprovadas é a Girleide Tavares, 29 anos. Ela contou que há nove anos trabalha como professora em escola particular e que há três faz trabalhos voltados para crianças com deficiência.

"Eu estava assim à noite em casa e minha colega me mandou o resultado, aí quando eu vi fiquei muito feliz. Não acreditei. E como sabemos, tem escola que precisa de auxiliar para ficar com as crianças. Já trabalhei com crianças com autismo, com hiperatividade, entre outros e gostei muito", revelou Girleide.

Segundo a profissional, os professores precisam desse suporte porque não dão conta de tantas demandas na sala de aula. "O professor não consegue dá conta de todos os alunos, então precisa de mais uma pessoa para estar junto com a criança. É necessário que tenha a realização de atividades lúdicas, diferentes, que incentivem a inclusão", concluiu.

Técnica pedagógica e líder do setor de lotação da Semed, Ana Lúcia Bezerra. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed
Técnica pedagógica e líder do setor de lotação da Semed, Ana Lúcia Bezerra. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed

Para a técnica pedagógica e líder do setor de lotação da Semed, Ana Lúcia Bezerra, é um avanço poder suprir as necessidades e as demandas da educação especial.

"Depois de um tempo pra cá, a demanda ficou muito grande, mas a gente tem feito o possível para suprir essas necessidades. O que pudermos fazer para trazer esse aluno com o auxiliar de sala, faremos. É muito gratificante ter o aluno com deficiência incluso em sala de aula, se desenvolvendo, com apoio", disse Ana.

Documentos necessários

Os convocados para os cargos devem comparecer à Coordenação de Recursos Humanos da Semed, na Cambona e apresentar os seguintes documentos:

Originais e cópias do RG

CPF

Título eleitoral

Carteira de Trabalho

PIS/PASEP

Comprovante de residência

Declaração de não acumulação ilícita de cargos

Dados bancários

Caso o nomeado não compareça à Semed, o setor de lotação vai ligar para a pessoa para lembrar a entrega da documentação. Se ainda assim o convocado não comparecer, será substituído.

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.