Maio Laranja: escolas municipais aderem campanha de combate à exploração sexual infantil
A iniciativa busca conscientizar crianças sobre o abuso e exploração sexual
No mês de maio é realizada em todo país a campanha Maio Laranja criada para combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Para aderir o movimento, a escola municipal Audival Amélio, no bairro São Jorge, promoveu nesta sexta-feira (19), ações conscientizadoras com a participação das crianças. O encontro foi realizado na Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT), na parte alta de Maceió.
Na ocasião, os estudantes fizeram um desfile levando cartazes com mensagens contra o abuso sexual. Além disso, os pequenos fizeram parte de um coral.
O momento provocou diversas emoções nos presentes, despertando a vontade de todos de fazerem a sua parte na luta contra o abuso infantil, como a funcionária da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Neuri Silva, que quer levar a iniciativa para o seu bairro.
“Eu me emocionei muito com o momento, a apresentação tocou no fundo da minha alma. Nós devemos respeitar nossas crianças, até porque elas são nosso futuro. Fiquei pensando na quantidade de crianças que passam por isso, e como trabalhar projetos que abordam esse tema podem ajudar a evitar esses casos de abuso. Inclusive, vou tentar levar essa iniciativa para a comunidade onde eu moro", disse.
Durante a semana, os professores trabalharam em sala de aula oficinas para dialogar com os estudantes sobre o abuso sexual. Através da campanha, as crianças foram orientadas a entender quando uma situação de abuso está ocorrendo, e como elas podem se proteger, como relata a aluna do 5º ano Rebeca Ferreira, de 10 anos.
“A gente aprendeu que o abuso é crime, e que a gente tem que ter cuidado. Se uma pessoa tocar na gente, é para correr e contar pra alguém, pedir ajuda, e não ficar calado”, contou.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.