Maceió será a primeira capital do país a pagar os precatórios nesta quinta-feira (23)

São mais de 11 mil servidores que serão beneficiados entre ativos, aposentados e pensionistas

Julitta Bitencourt/Ascom Semed 22/06/2022 às 12:02
Maceió será a primeira capital do país a pagar os precatórios nesta quinta-feira (23)
Precatórios da Educação serão pagos nesta quinta-feira (23). Foto: Ascom Semed

A Prefeitura de Maceió, a partir desta quinta-feira (23), inicia o pagamento histórico de R$ 190 milhões dos recursos dos precatórios do antigo Fundef. Maceió será a primeira capital do país a realizar o pagamento. Serão mais de 11 mil profissionais da Educação entre ativos, pensionistas e aposentados, beneficiados com o recurso. 

Uma conquista histórica de uma luta travada, desde 2018, quando o prefeito JHC estava no mandato de deputado federal, e conseguiu a aprovação do projeto de lei para permitir aos profissionais da educação o repasse financeiro de um direito assegurado graças à jornada de trabalho da categoria.

Os profissionais da Educação de Maceió destacam a importância deste pagamento como forma de valorização ao profissional da categoria e do ensino público da rede municipal de ensino.

Educadora do CMEI Graciliano Ramos, Aline Neves, está feliz com a conquista. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Educadora do CMEI Graciliano Ramos, Aline Neves, está feliz com a conquista. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Aline Neves é educadora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Graciliano Ramos, da Cidade Universitária, falou sobre a conquista do direito ao pagamento.

"É uma valorização para a nossa categoria, porque foi uma luta de muitos anos e finalmente conseguimos conquistar. Espero que façamos bom proveito desses valores, que vieram em uma boa hora após essa pandemia”, afirmou.

Professora Rosimere Santos destacou a valorização da categoria com o pagamento dos precatórios. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Professora Rosimere Santos destacou a valorização da categoria com o pagamento dos precatórios. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

Rosimere Santos é professora da Escola Municipal Lenilto Alves, que fica no Jacintinho, e está confiante em relação ao pagamento. “Acho que agrega muito ao professor, é uma valorização. Nossa profissão já é tão desvalorizada, então quando recebemos um adicional já nos ajuda bastante”, pontuou.

Servidora da Semed, Maria Cristiane Costa, falou da importância do pagamento. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed
Servidora da Semed, Maria Cristiane Costa, falou da importância do pagamento. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

A técnica da Coordenadoria Geral da Educação de Jovens e Adultos (CGEJAI), Maria Cristiane Costa, também reforçou o sentimento de valorização com essa conquista.  “Esse pagamento é importante para nós porque significa valorização dos profissionais da Educação, dos professores de todos que há anos estão lutando por esse pagamento. É um significado grandioso!”, destacou.

A pedido do prefeito JHC, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está atuando, orientando e prestando toda a assistência aos profissionais em relação à liberação dos pagamentos.

A Coordenadoria de Gestão de Pessoas criou o Núcleo de Atendimento dos Precatórios para receber e atender as pessoas e agilizar a tramitação. A coordenadora do Gestão de Pessoas da secretaria, Eliane Cirilo, enfatizou o compromisso do setor e da gestão com a qualidade no atendimento ao servidor. Ela também informou que foi criado um núcleo de atendimento aos precatórios direcionados especialmente para atender melhor o servidor.

"A nossa obrigação enquanto recursos humanos é atender todos os servidores, estamos orientados a fazer os processos de forma célere. Foi uma conquista maravilhosa. O prefeito junto com o secretário estão muito felizes com esse momento", enfatizou.

Os profissionais que ainda não solicitaram devem procurar a Semed, portando documentação pessoal do servidor com RG, CPF, comprovante de residência e matrícula, das 8h às 17h.

Para mais informações, o público pode enviar e-mail para o seguinte endereço: precatorios2022@semed.maceio.al.gov.br.

Confira neste link a matéria que traz o calendário de atendimento dos servidores, a partir da segunda (27)

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.