Maceió participa da 4ª Edição do Concurso de Merendeiras após sucesso na competição
Iniciativa é fruto de uma parceria do Senac, Sebrae, Embrapa e Secretaria Municipal de Educação
Maceió vai participar da 4ª Edição do Concurso de Merendeiras, idealizado pelo Senac, Sebrae e Embrapa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Nas últimas duas edições, a capital alagoana ficou no ranking das três melhores receitas. Em 2020, ganhou a competição e em 2021 ficou com o segundo melhor prato do estado.
Este ano serão 21 municípios participando do concurso, cujo objetivo é estimular a ampliação da aquisição de produtos da agricultura familiar e melhorar a qualidade do cardápio escolar nas cidades. A competição irá reconhecer e premiar as merendeiras que criarem melhores receitas utilizando produtos advindos da agricultura familiar dos municípios nos quais elas trabalham.
Em Maceió, as etapas prévias para o concurso começam a partir de 8 de junho com a capacitação sobre cardápio e aquisição de alimentos na alimentação escolar, uma atualização sobre a legislação atual do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Para o dia 30 de junho está prevista a capacitação sobre técnicas Culinárias com foco na utilização integral dos alimentos e biodiversidade alimentar. Os locais para esses momentos ainda serão definidos.
A coordenadora geral de Nutrição e Alimentação Escolar da Semed, Rafaella Pessoa, falou sobre essas etapas. “A participação dos merendeiros nessas etapas prévias são de grande importância para atualização de conhecimentos pertinentes à função que exercem, além de ser requisito para a efetivação da inscrição", garantiu.
Após esses momentos de qualificação, os merendeiros da rede municipal de ensino, com o auxílio da Semed, poderão inscrever suas receitas no concurso dos dias 7/07 a 8/08/2022. A previsão é que a etapa municipal ocorra de 31/08 a 20/10/2022.
Rafaella Pessoa destacou a importância da competição para o profissionalismo do trabalho das merendeiras. “O concurso valoriza e ressalta a importância da atuação das merendeiras que têm um papel fundamental no processo de produção da merenda na rede pública de ensino, incentiva o uso de produtos da agricultura familiar, resultando em preparações mais saborosas, nutritivas e diversificadas para a elaboração de um cardápio mais completo para as crianças da nossa rede de ensino“, pontuou.
Maceió é destaque no Concurso de Merendeiras
Yolanda Maria é merendeira da Escola Municipal Olavo Bilac, do Feitosa, e já representou Maceió em duas finais seguidas da competição. Em 2020, ela conquistou o primeiro lugar com o prato “Torta do Miguel” e em 2021, assegurou a segunda posição com a receita “Os Queridinhos Brasileiros”, um prato de mini almôndegas de frango surpresa, purê de batatas e macarrão com um molho autoral.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.