Maceió apresenta trabalhos na alfabetização de alunos em encontro de educação
Seminário anual de práticas bem-sucedidas foi realizada na Esmal, nesta terça (8)
Representantes da Prefeitura de Maceió estiveram presentes no seminário anual de práticas exitosas do Programa Escola 10, que aconteceu nesta terça-feira (8), na Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), no Farol. Durante o encontro a rede municipal de ensino, através de duas escolas, apresentou trabalhos que contribuíram para a alfabetização dos estudantes.
O secretário de Educação de Maceió, José Neto, e a secretária-adjunta, professora Emília Caldas, estiveram presentes no seminário. Além da capital, a rede pública de Maceió foi representada pelas escolas Maria José Clemente, do Benedito Bentes, e Pedro Suruagy, do Tabuleiro dos Martins.
A articuladora Júlia Márcia Vieira e a professora Luciene Fernanda falaram sobre as atividades que contribuíram ao longo deste ano, pós pandemia, para a alfabetização dos alunos. A escola possui cerca de 210 estudantes com turmas do 1° ao 5° ano.
Para Júlia Márcia, o objetivo maior das práticas foi resgatar a aprendizagem dessas crianças, que ainda sofrem com as sequelas de uma educação defasada por causa do período pandêmico.
“Depois de dois anos, no retorno da pandemia, nós sabíamos que ia ser um desafio muito grande alfabetizar essas crianças. O processo de alfabetização não é só ler e decodificar palavras, mas é também conseguir interpretar e produzir textos. E isso provoca a autoestima desses alunos a partir de práticas, jogos e de atividades que façam com que eles se sintam pertencentes ao espaço escolar. E vimos que isso fez e faz toda a diferença”, destacou.
A Escola Maria José Clemente também levou para o público experiências que resultaram na alfabetização das crianças do 1° ano da unidade. A professora Saniele dos Santos Alves falou das ações desenvolvidas diante das dificuldades encontradas com os alunos.
“Iniciamos o ano letivo fazendo algumas avaliações pedagógicas que nos levaram a diversos trabalhos desenvolvidos. Um deles foi o uso de sequência didática na educação com ênfase na alfabetização e letramento. Trouxemos para as crianças conteúdos de suas realidades fazendo com que fosse lúdico e divertido para elas. Abordamos diversos jogos e recursos pedagógicos que facilitaram a alfabetização delas”, explicou a educadora.
A responsável pelo Escola 10 da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Cheila Vasconcelos, fala do objetivo desse seminário e a importância dele.
“Com a pandemia ficou bem claro a lacuna que ficou para esses alunos que ficaram em casa e para os alunos que estão retornando agora. E esses trabalhos trazem essa questão. Nós temos 90 escolas e só podemos escolher duas para apresentar suas práticas exitosas. É um retorno do que vem sendo feito a nível de alfabetização”, esclareceu.
Em sua fala, o secretário de Educação agradeceu o empenho de todos os articuladores da rede. “O Escola 10 é um regime muito importante de colaboração para a melhoria da qualidade de ensino municipal e estadual. A articulação é fundamental para o desenvolvimento dos nossos alunos. Só tenho a agradecer aos articuladores da Semed que fazem desse programa um sucesso”, afirmou José Neto.
Emília Caldas ressaltou a importância dessa parceria que beneficia exclusivamente os alunos. “É um prazer Maceió trabalhar articulado com o Estado quando os únicos e maiores beneficiados são os nossos estudantes. Eles devem alcançar a proficiência, a leitura. É um trabalho muito importante para os municípios que precisam desse apoio, dessa articulação, independente de questões políticas, porque precisamos lutar por uma educação mais eficiente, que tenha resultados positivos”, concluiu.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.