Livros lançados pela Semed são destaques na Bienal
Obras abordam temas como sustentabilidade, inclusão escolar, receitas saudáveis e educação socioemocional
O estande da Secretaria de Educação de Maceió (Semed) na 11ª Bienal do Livro de Alagoas tem se destacado, também, como espaço de lançamentos que inspiram e transformam o futuro da educação. Na manhã desta quinta-feira (6), mais quatro obras foram apresentadas ao público. Entre elas, o livro “Receitas Culinárias Saudáveis para Datas Comemorativas”, desenvolvido pela Coordenação de Nutrição e Segurança Alimentar.
“O livro surgiu da necessidade das escolas em celebrar as datas festivas de forma saudável e educativa. Por isso, reunimos receitas para momentos como a Páscoa, o São João, o Dia das Mães, o Dia das Crianças e o Natal, todas pensadas dentro das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE. São preparações que não utilizam açúcar, no caso da Educação Infantil, e que podem ser feitas tanto nas escolas, quanto em casa”, explicou a nutricionista da Coordenação de Nutrição e Segurança Alimentar da Semed, Ana Beatriz Almeida.
Para Ana Denise Gouvêa, coordenadora de Nutrição e Segurança Alimentar da Semed, esse é um momento muito importante, já que promove a educação alimentar e nutricional. “Com essa publicação, buscamos alcançar toda a comunidade escolar: alunos, pais, professores, gestores e todos que se encantarem com essa linda produção. Estamos participando da 11ª Bienal do Livro de Alagoas com muito orgulho por estarmos lançando, pela primeira vez, um livro produzido pela Coordenação Técnica de Nutrição e Segurança Alimentar”, celebrou.
Rotinas Socioemocionais
Entre os lançamentos da manhã, estiveram também o “Guia de Rotinas Socioemocionais”, de Cristiane Rocha, coordenadora de Educação Socioemocional da Semed; o Guia de Brincadeiras Sustentáveis “Vem Brincar com a Gente”, de Ana Paula Santos, técnica pedagógica da Semed; e “O Desenvolvimento de Crianças Autistas na Escola”, de Karla Vasconcelos, doutora em Educação e psicopedagoga do CMEI Padre Silvestre Vredegoor.
Para Cristiane Rocha, lançar a publicação é a concretização de um longo processo de dedicação. “Foram cerca de dois anos escrevendo e revisando o material, sempre com o desejo de aprimorar as ideias. O livro é voltado para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e traz orientações para desenvolver o trabalho socioemocional diariamente na sala de aula. O que mais me enche de expectativa é pensar no impacto que isso pode ter, crianças aprendendo a reconhecer e lidar com suas emoções desde cedo. Se conseguirmos impactar a vida de uma pessoa que seja, já valeu a pena”, disse.
Ana Paula Santos celebrou com emoção o lançamento do guia “Vem Brincar com a Gente”, resultado de um processo intenso de criação conciliado com os desafios da maternidade. “Foi um período de muita dedicação, escrevendo e montando o material, enquanto dividia meu tempo entre o trabalho, a casa e a maternidade. Hoje, estar aqui na Bienal é a realização de um grande sonho. Espero que o livro chegue especialmente às mães e futuras mães, que muitas vezes se sentem perdidas diante dos desafios da infância. Se conseguir alcançar esse público, já me sentirei realizada”, revelou.
Karla Vasconcelos, por sua vez, apresentou o livro "O Desenvolvimento de Crianças Autistas na Escola", inspirado em sua tese de doutorado, cuja pesquisa foi realizada no CMEI Padre Silvestre Vredegoor, onde atua como psicopedagoga. “A obra foi pensada para educadores, terapeutas e pais com o objetivo de ajudar na inclusão efetiva das crianças autistas nas escolas. Muitas vezes, as instituições recebem esses alunos sem a devida preparação dos profissionais, e o livro vem justamente para contribuir nesse processo. É uma emoção enorme poder lançar esse trabalho aqui na Bienal”, finalizou.
Secretaria Municipal de Educação
Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.