Jovens, adultos e idosos superam dificuldades de aprendizagem em curso de alfabetização

Programa Brasil Alfabetizado é destinado à superação do analfabetismo e tem duração de seis meses

Lílian Santos (estagiária)/Ascom Semed 18/11/2022 às 11:50
Jovens, adultos e idosos superam dificuldades de aprendizagem em curso de alfabetização
Alunos receberam kits para auxiliar os estudos. Foto: cortesia

Garantir alfabetização e oportunidades de estudo são os principais objetivos do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). Pensando nisso, na noite da última quinta-feira (17), cerca de 16 estudantes participaram de uma aula inaugural do projeto. A atividade ocorreu na Casa de Ranquines, localizada no Centro, e contou com a presença da coordenadora do PBA, o coordenador da Educação para Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) e da secretária-adjunta de Educação de Maceió, professora Emília Caldas.

O encontro iniciou com uma acolhida e lanche coletivo para os estudantes e, em seguida, o coordenador da Educação para Jovens, Adultos e Idosos, Ricardo Almeida, apresentou o projeto.

Os alunos contaram sobre suaS trajetóriaS e receberam kits com caderno, lápis, tesoura, caneta e cola. O programa é destinado à superação do analfabetismo entre jovens, a partir de 15 anos, adultos e idosos, e tem duração de seis meses.

“Nossas aulas irão ocorrer de segunda-feira a quinta-feira com duas horas diárias, das 19h às 21h, com a proposta de alfabetizar esses estudantes em seis meses. Logo após iremos encaminhar esses alunos para as escolas da rede municipal de ensino, dando continuidade com o processo de ensino e aprendizagem deste público”, informou Ricardo.

A secretária-adjunta de Educação de Maceió, professora Emília Caldas, esteve presente na aula e conversou com alguns alunos, reforçando que o programa vai trazer uma nova chance de alfabetização para eles.

Secretária-adjunta, professora Emília Caldas. Foto: Ascom Semed
Secretária-adjunta, professora Emília Caldas. Foto: Ascom Semed

“Vamos atendê-los para que sejam alfabetizados e depois inseri-los na rede pública municipal de ensino, tentando ajudar a reescreverem suas histórias. Vimos naquele momento o brilho nos olhos deles, aquela esperança se reacendendo. É uma nova chance. Eles estão recebendo a assistência de uma casa de passagem e a educação entra para ajudar nesse processo. É muito importante para essa nova etapa da vida deles”, pontuou Emília.

O Programa Brasil Alfabetizado é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com o Ministério da Educação (MEC).

SEMED

Secretaria Municipal de Educação

Rua General Hermes, 1199 - Cambona
CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.